Você já parou para ler o rótulo dos produtos que utiliza nos seus cuidados diários, como o creme dental, por exemplo?
Se não, deveria. Por trás de embalagens chamativas, em meio à inúmeros ingredientes, podem estar escondidas substâncias que você deve manter longe do seu corpo. Uma delas é o Triclosan: um ingrediente com função de conservar as formulações estéticas, evitando contaminação microbiológica e aumentando a sua vida útil.
Está presente em uma grande quantidade de produtos, entre eles: cremes dentais e faciais, sabonetes, shampoos, desodorantes, loções, etc.
Apesar de sua função conservante, é considerado tóxico para os seres vivos e pode causar graves danos à saúde.
Por que banimos essa substância das nossas formulações?
Diversos estudos apontam o Triclosan como um potencial desregulador endócrino e gerador de resistência a antibióticos, fazendo com que afete nosso sistema hormonal, podendo ser um sério problema de saúde no futuro e deixando as bactérias cada vez mais resistentes.
Além disso, o Triclosan é indicado como uma substância bioacumulável, ou seja, o organismo não consegue eliminá-la. Desta forma, acaba se acumulando no nosso corpo e, inclusive, sendo passado da mãe para a criança durante a gestação e amamentação.
Anormalidades no sistema endócrino, maior risco de câncer, defeitos congênitos e enfraquecimento do sistema imunológico vem sendo estudados atualmente como possíveis efeitos colaterais da substância.
Nos Estados Unidos, o Triclosan consta nas listas de substâncias perigosas ou de risco da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Porém no Brasil, ainda não existem normas quanto ao uso desta substância em formulações.
Nenhum produto da Ozoncare possui o Triclosan em sua formulação, pois nossa marca possui o conceito de Beauty Clean, isto é, abolimos todos os componentes potencialmente tóxicos para o seu organismo, fazendo com que o mesmo se mantenha sempre o mais saudável possível!