fbpx

Protocolo de Pesquisa Sobre a Aplicação de Ozonioterapia via retal no Tratamento de Pacientes com COVID-19 em Santa Catarina

Novamente, a Philozon, que tem um histórico de luta pela regulamentação do ozônio, vem esclarecer a relação da Ozonioterapia com o Covid-19.

Este post é na verdade um convite! Um convite para que antes de se posicionar sobre o assunto, a população tenha acesso a conteúdos confiáveis, baseados em ciência, para que assim possam analisar e divulgar suas opiniões de forma coerente.

A Ozonioterapia é uma técnica secular utilizada em inúmeros países para tratamento de diversas doenças. Na Itália, Espanha e outros países estão sendo realizados estudos que mostram como terapêutica COMPLEMENTAR no tratamento do COVID-19, pois auxilia na modulação do processo inflamatório e otimiza a liberação de oxigênio pelos tecidos, um tratamento auxiliar de baixo risco e com alto potencial para pacientes com COVID-19, evitando que a doença se agrave e ajudando a reverter mais rapidamente a insuficiência respiratória e a necessidade de intubação orotraqueal.

A Prefeitura de Itajaí, Santa Catarina, sob gestão do prefeito Volnei Morastoni, aderiu a um protocolo de pesquisa científica já aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), escrito pela Associação Braleira de Ozonioerapia (ABOZ), para avaliar a ação da Ozonioterapia como técnica complementar no tratamento de pacientes ambulatoriais confirmados com COVID-19. Os pacientes que, podem participar do estudo de forma voluntária, desde que preencham os critérios de inclusão.

O ozônio medicinal pode ser aplicado no organismo de diversas formas. A via de aplicação deste protocolo de pesquisa será a insuflação retal, um método de tratamento sistêmico de aplicação de ozônio medicinal de baixo risco. Uma publicação de autores alemães de 2016 demonstrou que a via retal é segura e eficiente, com nível de evidência adequado, utilizando os mesmos critérios da Medicina Baseada em Evidências.

A via retal é apenas uma via de acesso humano, onde o ozônio reage para formar mensageiros (ROS e LOPS) e se distribuir via circulação para estimular seus efeitos sistêmicos.

A terapêutica se baseia nos seguintes efeitos:
a) Indução da resposta adaptativa ao estresse oxidativo, modulando o estado redox do paciente;
b) Indução de INF-gamma e citocinas (melhora do sistema imunológico);
c) Melhora da oxigenação dos tecidos, incluindo órgãos vitais;
d) Modulação do NRF2, que é responsável por produzir os diversos efeitos do ozônio.

Como possíveis resultados da Ozonioterapia, podemos esperar: melhorar o estado de saúde dos pacientes e reduzir a carga viral; melhoria da saturação e redução do suporte de oxigênio; redução de marcadores inflamatórios (PCR); reduzir a incidência de pneumonia associada a vírus em pacientes conectados à ventilação mecânica.

Nós, temos convicção de que o ozônio pode ser muito útil para ser utilizado ao tratamento do COVID-19, por isso apoiamos e participamos das iniciativas de pesquisa clínica que estão sendo realizadas no Brasil.

Assim como qualquer outra terapia, o ozônio não é um milagre e não existem promessas de cura. Até o momento, não há tratamento definitivo para a nova pandemia de SARS-CoV-2 e todas as iniciativas baseadas em estudos científicos são importantes para auxiliar a busca pelo tratamento. É importante deixar claro que a Ozonioterapia é uma terapia complementar que não substitui as avaliações e procedimentos médicos pré-determinados.

VIEBAHN-HÄNSLER, R.; FERNÁNDEZ, O. S. L.; FAHMY, Z. Ozone in Medicine: Clinical Evaluation and Evidence Classification of the Systemic Ozone Applications, Major Autohemotherapy and Rectal Insufflation, According to the Requirements for Evidence-Based Medicine. Ozone Sci Eng, Chelsea, v.38, n.5, p.322-345, 2016.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.