Sobre o Ozônio
Sobre o Ozônio
Para muitas pessoas, o primeiro pensamento que vem a mente quando se fala de ozônio, é camada de gás presente na atmosfera da terra, a famosa camada de ozônio.
O gás ozônio é muito mais que a camada que nos protege!
É um gás com infinitas aplicações, nos mais diversos campos de atividade humana.
Mimetizando a natureza
Todo o aprendizado na aplicação do ozônio na área industrial nada mais é, do que mimetizar a natureza, portanto, trata-se de um processo natural, seguro, limpo e economicamente viável.
Quando a maior parte das pessoas pensa em ozônio, pensa na camada de gás presente na atmosfera da terra e que nos protege da ação dos gases ultravioleta.
No entanto este gás, o qual por vezes pode ser detectado como um odor fresco apos as tempestades e atualmente uma valiosa ferramenta para uma variedade de usos industriais com compromisso ambiental.
História

Schönbein descobre o ozônio, e aponta suas propriedades.

O primeiro gerador de ozônio foi desenvolvido por Werner Von Siemens na Alemanha.

A primeira evidência de uso do ozônio com função desinfetante é atribuída ao Dr. Kellogg no sobre difteria.

Primeiro tratamento de água com uso de ozônio, instalado em Ousbaden, na Holanda.

FDA declara GRAS para uso em água engarrafada.

FDA atribui o título GRAS para o ozônio, e permite o seu uso como antimicrobiano para alimentos.

FDA permite o uso do ozônio como aditivo direto em alimentos.
Ozônio na Natureza
Um sistema natural de auto-limpeza.
Na natureza existe um ciclo do oxigênio assim como existe um ciclo da água.
O oxigênio é liberado dos vegetais durante fotossíntese. O O2 é mais leve que ar e flutua na parte mais elevada da atmosfera. Na região de 20-30 km de altura, forte radiação ultravioleta (185-200 nm) bombardeia o oxigênio convertendo-o em ozônio. O ozônio gerado desta forma existe como uma camada muito fina na atmosfera e bloqueia a porção do espectro do UV que ele absorve durante a conversão O2 - O3.
A concentração de O3 produzido numa tempestade media é freqüentemente 3 vezes maior que o limite permitido pelo EPA. Este ozônio é o responsável pelo maravilhoso aroma fresco depois da chuva é mais uma ferramenta do sistema natural de auto limpeza que nos é oferecido pela natureza.
A produção é dependente da quantidade de energia liberada do sol.
Durante a noite e nos pólos da terra durante o inverno não há ozônio, pois não há energia solar. O Ozônio e produzido constantemente na alta atmosfera quando exposta a luz solar (UV).
O ozônio é mais pesado que o ar, assim que formado começa a decantar na atmosfera.
Neste movimento descendente ocorre a reação do ozônio com qualquer poluente que ele encontre, limpando o ar. Um sistema natural de auto-limpeza.
Vantagens do Ozônio
Comparado ao cloro, o ozônio oferece muitas vantagens no processamento de alimentos e bebidas e na sanitização de materiais e superfícies. O cloro tem sido utilizado como produto de primeira escolha na indústria de alimentos, no entanto sabe-se que muitos subprodutos são derivados da ação oxidante do Cloro, como a formação de THM (trihalometanos), cloraminas, dioxinas que são produzidas na reação de cloro com matéria orgânica. Estas substâncias são conhecidas como carcinogênicas.

Ozônio
Não causa alergia ou irritações e não descolore roupas e piscinas de vinil.
Em contato com outros compostos, se dissocia a oxigênio.
O ozônio é um excelente desodorizador, despolarizador e clarificador.
Não deixa resíduos.
Não necessita de transporte ou consome insumos, é produzido no local.

Cloro
No tratamento de piscinas causa problemas como irritação nos olhos, pele e descoloração de roupas.
Em contato com proteínas, gera compostos orgânicos clorados (cloraminas), substâncias que contaminam o meio ambiente e são cancerígenas aos humanos.
Deixa odor, gosto e coloração branca na água.
Gera compostos tóxicos, chamados trialometanos.
Necessidade de adquirir e transportar produtos químicos perigosos.
Marco regulatório
Em 23 de Junho de 2001 o orgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration) concedeu o título GRAS (Generally Recognized As Safe, ou comumente reconhecimento como seguro) ao ozônio, para uso em aplicações com contato com alimentos.