Benefícios do ozônio medicinal na veterinária

benefícios do ozônio medicinal na veterinária

A utilização do ozônio medicinal na medicina veterinária tem despertado cada vez mais interesse devido aos seus diversos benefícios terapêuticos. Originado a partir do oxigênio, o ozônio (O3) é uma molécula reconhecida há mais de 100 anos por suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e de estimulação do sistema imunológico, o que o torna uma ferramenta valiosa no tratamento de uma variedade de condições em animais.

O ozônio não é uma substância estranha ao organismo humano e animal e, inclusive, é produzida por células imunológicas como neutrófilos como uma resposta antígeno-anticorpo, sendo considerada uma biomolécula. Desta forma, conta com uma elevada biocompatibilidade tecidual, não apresentando efeitos deletérios ou citotóxicos, desde que utilizado dentro de uma faixa terapêutica.

Os benefícios e efeitos biológicos do ozônio medicinal no organismo estão relacionados à sua concentração. Assim, baixas concentrações e menor volume estão normalmente vinculados à bioestimulação e modulação inflamatória, enquanto altas concentrações e maior volume estão indicadas para a obtenção de desinfecção e atividade antimicrobiana.

Confira abaixo os principais benefícios da Ozonioterapia na Medicina Veterinária:

Ação antimicrobiana: O ozônio é altamente eficaz na eliminação de microrganismos patogênicos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários. Sua capacidade de oxidar as membranas celulares dos patógenos resulta na sua destruição e eliminação, auxiliando no combate a infecções de pele, otites, infecções respiratórias e muitas outras patologias infecciosas em animais.

Cicatrização de feridas: O ozônio medicinal estimula a circulação sanguínea local e promove a produção de fatores de crescimento, acelerando assim o processo de cicatrização de feridas e lesões em animais. Isso o torna uma opção valiosa para o tratamento de feridas cirúrgicas, úlceras cutâneas, queimaduras e lesões traumáticas em animais de pequeno ou grande porte.

Redução da inflamação: Por suas propriedades anti-inflamatórias, o ozônio pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto associados a condições inflamatórias, como artrite, displasia de quadril e outras doenças articulares em animais idosos. Além disso, ele pode reduzir a inflamação em condições de pele, como dermatites e alergias.

Estimulação do sistema imunológico: O ozônio tem a capacidade de modular a resposta imunológica do corpo, fortalecendo assim o sistema imunológico do animal e aumentando sua capacidade de combater infecções e doenças. Isso é especialmente benéfico em animais com sistemas imunológicos comprometidos ou em convalescença após doenças graves.

Melhora da capacidade antioxidante: Através da ativação de importantes vias celulares como o fator transcricional NRF-2, o ozônio promove um aumento de enzimas antioxidantes endógenas como a catalase, superóxido dismutase e glutationa peroxidase que são fundamentais para o combate aos radicais livres e o estresse oxidativo crônico.

Tratamento complementar: O ozônio pode ser usado como uma terapia complementar em conjunto com outras modalidades de tratamento veterinário, como medicamentos convencionais, fisioterapia e acupuntura. Sua natureza não invasiva e baixos efeitos colaterais o tornam uma opção segura para integrar a abordagem terapêutica de uma variedade de condições em animais.

Em resumo, o ozônio medicinal oferece uma gama de benefícios terapêuticos na medicina veterinária, desde ação antimicrobiana até redução da inflamação e estimulação do sistema imunológico.

Com seu potencial de tratamento de uma variedade de condições em animais, o ozônio medicinal na medicina veterinária,  continua a ganhar destaque como uma opção terapêutica eficaz e segura para veterinários no mundo todo.

 

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa
×