Medidas e Conversões de Ozõnio
Medidas de concentração mais comuns ppm = partes por milhão
Indica quantas partes do gás em questão estão em cada 1 milhão de partes de gás total. Exemplo:
1 ppm de O3: isso significa que para cada 1 milhão de partes de gás, um deles é o Ozônio. Podem-se medir as “partes” em volume ou peso (ppmv: partes por milhão por volume). A medição em ppm é mais comum e é utilizada para medir o Ozônio no ar e Ozônio dissolvido na água.
ppb = partes por bilhão
Indica a mesma coisa que o ppm, porém com a alteração de milhão para bilhão. Isso move um ponto decimal, por exemplo 0,1 ppm = 100 ppb.
µg/ml = microgramas por mililitro
Indica quantos microgramas de Ozônio existem em um mililitro do volume total. Pode ser utilizado para indicar a concentração de Ozônio nas fases gasosa ou líquida. 1 µg/ml = 1 mg/l = 1g/m3 gama
(Esses termos são iguais, não é necessária a conversão)
mg/l – miligramas por litro
Indica quantos miligramas de Ozônio, há em um litro de volume total. Pode ser utilizado para indicar a concentração de Ozônio no gás ou líquido.
1 mg/l = 1 ug/ml = – estes termos são iguais, nenhuma conversão é necessária
1 ppm de Ozônio = 2,140 mg/l. Este é um termo comum usado para medir a quantidade de Ozônio dissolvido em água.
g/m3 = Gramas de Ozônio por metro cúbico
Indica quantos gramas de Ozônio existem em um metro cúbico de volume total. Pode ser utilizado para indicar o volume de um gás ou líquido. g/m3 é mais comumente utilizado para medir a concentração de Ozônio em uma corrente de gás.
1 g/m3 = 467 ppm de Ozônio no ar
% em peso (porcentagem em peso)
Indica a porcentagem (%) de Ozônio dentro de um fluxo de gás fornecido. Este é um método muito comum para ilustrar a concentração do gás a partir de um gerador de Ozônio. Esta medida é mais complicada do que g/m3, já que o peso muda se o gás misturado com o Ozônio for o ar atmosférico ou oxigênio puro.
1% de Ozônio = 12,8 g/m3 de Ozônio no ar
1% Ozônio = 14,3 g/m3 de Ozônio em oxigênio
g/h (g/hr) – gramas de Ozônio por hora
É uma medida da produção de Ozônio. Este é o método mais comum de medir a saída de um Gerador de Ozônio. Podemos medir a concentração de Ozônio em g/m3, em seguida, quando calculamos a taxa de fluxo com uma medida como a LPM (litros por minuto), podemos determinar quantos gramas de Ozônio são produzidos em uma hora de tempo.
mg/hr – miligramas de Ozônio por hora
Indica a mesma coisa que g/h apenas em uma escala menor. Geradores menores de Ozônio podem ser classificados em mg/hr.
1 g/h de Ozônio = 1.000 mg/h de produção de Ozônio.
A produção de Ozônio também pode ser exibida em kg/h, kg/dia, ou medição de muitos outros, todos estes podem ser simplesmente convertidos para facilitar a compreensão de todas as partes.
Existem outras unidades de medida, no entanto estas são as mais comuns. Conforme necessário, outras unidades de medida podem ser convertidas em unidades de medida comuns, para facilitar o entendimento.
Confira abaixo, as tabelas com o resumo das unidades de medidas e conversão:
Para acessar a calculadora e conversora de unidades de medidas comuns em Ozonioterapia clique aqui