Será que todo mundo sabe mesmo como cuidar da sua região íntima? Vamos primeiro entender as particularidades dessa área do corpo para depois você avaliar como andam os seus cuidados, e entender de tudo que envolver a higiene íntima e como cuidar da sua.
A flora vaginal é um termo utilizado para se referir à microbiota ou conjunto de microrganismos, como bactérias, que habitam o órgão genital feminino. Quando em equilíbrio, esses microrganismos não causam doenças e inclusive funcionam como principal mecanismo natural de defesa da nossa área íntima.
Outro fator importante é o ph, para ser considerado saudável, o pH da região genital deve estar entre 3,8 e 4,5, ou seja, deve ser um pH ácido. Esta característica estimula e permite a existência de bactérias consideradas boas e atua como uma barreira de proteção contra bactérias e fungos que causam irritações e infecções. ⠀
Segue algumas dicas em favor da sua saúde intima:
– Evite o uso de buchas, cotonetes ou outros materiais que possam machucar a pele dessa região.
– Quando for urinar utilize o papel higiênico no sentido da vagina em direção ao ânus, para que não haja contaminação com as bactérias provenientes do intestino.
– A duchinha pode ser utilizada, mas é preciso evitar água muito quente, que pode tirar a proteção natural da vagina.
– Durante o período menstrual, a atenção à higiene deve ser redobrada, já que a presença de sangue altera o pH vaginal. Além disso, o sangue por si só é um “meio de cultura”. Os absorventes internos ou externos devem ser trocados de acordo com a necessidade, porém o intervalo entre as trocas não deve exceder quatro horas durante o dia.
– Secar bem sempre é fundamental, pois o excesso de umidade propicia condições perfeitas para a proliferação bacteriana. Depois do banho, utilize uma toalha seca e limpa, de modo que absorva toda a umidade das reentrâncias, internas e laterais.
– Não utilize sabonetes comuns nessa região. Por serem alcalinos, eles podem causar irritações.
⠀
Foca nessa última dica pois foi pensando nela e em todas as características da área intima, que desenvolvemos a Espuma de Higiene Íntima Ozoncare. Nossa espuma respeita o funcionamento normal da flora vaginal, pois possui o pH em torno de 4,0, seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
⠀
Além disso, conta com ativos que promovem uma limpeza eficaz, porém suave, sem agredir ou ressecar. O ácido lático faz com que o pH fique ácido na medida ideal para promover saúde e equilíbrio da região.
Busque a excelência na sua higiene intima. Com a Espuma de Higiene Íntima Ozoncare você fica segura e protegida o dia todo!