Aprovação da Ozonioterapia pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) marca uma nova era para a saúde no Brasil

Aprovação da Ozonioterapia pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) marca uma nova era para a saúde no Brasil

Uma vitória para os pacientes, para os médicos e para todos que acreditam na evolução transformadora da ciência.

Em um marco histórico para a medicina brasileira, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a regulamentação da Ozonioterapia para o tratamento de dor e feridas.

Até aqui, a Ozonioterapia já havia sido reconhecida por diversos conselhos de classe: pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2015, como prática pelo Ministério da Saúde desde 2018, e também regulamentada por conselhos como o de Farmácia e Biomedicina. Agora, o CFM dá um passo definitivo ao incluir esta terapia no rol de práticas médicas reconhecidas, por meio da Resolução CFM nº 2.445/2025 – Link PDF https://portal.cfm.org.br/wp-content/uploads/2025/08/Resolucao-CFM-n-2.4452025.pdf

A aprovação da prática teve origem em um longo processo de regulamentação, baseados na Resolução CFM nº 2.428/25 que estabelece critérios técnicos rigorosos, avaliados pelo Departamento de Pesquisas (Decip) do CFM para o reconhecimento de novos procedimentos e terapias médicas

Trata-se de um marco que valida décadas de pesquisas, estudos clínicos e práticas desenvolvidas em diversas partes do mundo.

Um marco também para a Philozon

Para a Philozon, que há mais de 20 anos desenvolve tecnologia em ozônio medicinal, conduz pesquisas e capacitações, este reconhecimento é motivo de celebração.

“Esta aprovação representa o reconhecimento de anos de esforço, pesquisa e dedicação em prol da saúde. É uma conquista que não apenas valida o trabalho de pesquisadores e profissionais, mas reafirma nosso compromisso de levar a Ozonioterapia a cada vez mais pessoas”, destaca Dra. Leticia Philippi, diretora técnica da Philozon e uma das maiores autoridades em Ozonioterapia no Brasil.

A inspiração de um legado visionário

A história da Philozon tem raízes na paixão e visão do Dr. Edison de Cezar Philippi, médico cardiologista que, no início da década de 1990, foi um dos pioneiros brasileiros a se encantar com os benefícios do ozônio no organismo humano. Sua missão era clara: transformar essa descoberta em soluções seguras, acessíveis e inovadoras para promover saúde e bem-estar.

Uma trajetória de luta e inovação

Da criação dos primeiros geradores de ozônio medicinal no Brasil até a formulação de dermocosméticos com óleos ozonizados, cada passo da Philozon é um reflexo da crença inabalável no potencial transformador do ozônio.

“Fazemos mais do que acreditar”, reforça Dra. Leticia. “Lutamos diariamente para que a natureza tenha o protagonismo que merece na vida das pessoas. Cada produto, cada estudo, cada avanço nos aproxima de uma nova era da saúde.”

Avanços científicos e tecnológicos

Com o reconhecimento oficial pelo CFM, a Philozon reafirma seu compromisso em unir inovação tecnológica e rigor científico. Seus geradores de ozônio medicinal, desenvolvidos para garantir máxima segurança e eficácia, refletem a busca constante por soluções que superam os mais altos padrões clínicos.

“Estamos em constante evolução. Continuaremos investindo em tecnologia para oferecer aos profissionais de saúde as ferramentas mais modernas e eficazes”, reforça Dra. Leticia.

O papel da Dra. Leticia e da ABOZ

Como sócia-fundadora da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ) em 2006, Dra. Leticia teve papel decisivo no fortalecimento científico e técnico da prática no Brasil e no mundo. Sua atuação consistente, junto a inúmeros profissionais, foi fundamental para este avanço histórico.

Nesta jornada regulatória, o destaque e agradecimento é ao trabalho incansável do Dr. Antonio Teixeira, presidente da ABOZ, que esteve à frente de apresentações, diálogos e articulações com o CFM. Seu protagonismo e dedicação tornaram possível este passo histórico.

“A aprovação do CFM é um marco que valida toda a nossa trajetória e lutas. Mas este é apenas o começo. Seguimos com o mesmo entusiasmo e propósito de levar a Ozonioterapia ao maior número possível de pessoas”, declara Dra. Leticia.

Um futuro promissor para a saúde

A decisão do CFM amplia as opções terapêuticas, abre portas para novas pesquisas e fortalece a Philozon em sua missão de ser referência premium em dispositivos médicos, e dermocosméticos com óleos ozonizados.

“Estamos determinados a continuar investindo em pesquisa e inovação para oferecer soluções cada vez mais eficazes. Este é apenas o começo de uma nova era da saúde”, conclui Dra. Leticia.

ozon news

Fique por dentro do que move a philozon

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as últimas novidades, ofertas exclusivas e muito mais diretamente no seu e-mail!