fbpx

Efeitos da terapia com Ozônio após cirurgia do terceiro molar

Efeitos da terapia com Ozônio após cirurgia do terceiro molar

A extração cirúrgica dos terceiros molares, ou dentes do siso, é amplamente realizada na prática odontológica, essa cirurgia pode variar de relativamente fácil a extremamente difícil, dependendo da localização, profundidade e angulação do dente e da densidade óssea em questão.

Esse procedimento geralmente está associado a dor pós-operatória, inchaço e restrição da abertura da boca devido ao espasmo muscular. A dor atinge a intensidade máxima em 3–5 horas após a cirurgia, continuando por 2–3 dias e diminuindo gradativamente até o 7º dia. O inchaço atinge o pico de intensidade em 12-48 h, resolvendo-se entre o 5º e o 7º dias de pós-operatório.

Efeitos da terapia com ozônio após cirurgia do terceiro molar

O objetivo do estudo de Kazancioglu, Kurklu e Ezirganli (2014) foi avaliar a eficácia da aplicação terapêutica de ozônio no tratamento da dor, edema e trismo associados à remoção cirúrgica de terceiros molares mandibulares impactados.

O estudo envolveu 60 pacientes com terceiros molares inferiores impactados bilaterais assintomáticos; 32 eram do sexo masculino e 28 do feminino, e a média de idade do DP foi de 22,6 2,3 anos (variação de 18 a 25 anos). Cento e vinte exodontias foram realizadas sem qualquer complicação.

Aleatoriamente, com o uso de envelopes, o molar de um lado foi extraído e a terapia com ozônio foi aplicada (lado do estudo); o molar do outro lado foi extraído 2 semanas depois e foi administrada oxigênio apenas (lado do controle negativo).

Os pacientes foram chamados de volta no pós-operatório nos dias 1, 3, 5 e 7 e avaliados quanto a trismo, dor e edema. Apesar do grau de edema e trismo não ter apresentado diferença estatisticamente significativa entre os grupos, o grau de dor que os pacientes sentiram no lado do estudo (lado da aplicação de ozônio) foi significativamente menor do que no lado do controle negativo em todas as avaliações, além disso, a necessidade do uso de analgésicos foi reduzida como consequência.

Desta forma, os autores concluíram que a Ozonioterapia apresenta um impacto promissor, nas complicações pós-operatórias associadas aos procedimentos cirúrgicos orais avaliando os efeitos da terapia com Ozônio após cirurgia do terceiro molar.  Além disso, estudos clínicos controlados e randomizados adicionais com diferentes formas de aplicação do ozônio são necessárias para o estabelecimento da melhor conduta terapêutica a ser seguida.

BAIXE O ARTIGO EM PDF AQUI 

Referência:

Kazancioglu HO, Kurklu E, Ezirganli S. Effects of ozone therapy on pain, swelling, and trismus following third molar surgery. Int J Oral Maxillofac Surg. 2014 May;43(5):644-8. doi: 10.1016/j.ijom.2013.11.006. 

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.