fbpx

Disruptores Endócrinos e o seu impacto na saúde

Disruptores Endócrinos e o seu impacto na saúde

O QUE SÃO OS DISRUPTORES ENDÓCRINOS E QUAL O SEU IMPACTO NA SAÚDE

Você já ouviu falar em disruptores endócrinos? O nome parece ser difícil, mas todos nós estamos em contato com eles. Essas substâncias nocivas vêm ganhando cada vez mais destaque em pesquisas. A preocupação tende a aumentar, pois a cada dia vemos mais estudos apontarem os danos à saúde e ao meio ambiente que esses compostos estranhos ao nosso organismo podem causar.

Os disruptores endócrinos são agentes e substâncias químicas que promovem alterações no sistema endócrino humano e nos hormônios.

COMO ESSAS SUBSTÂNCIAS DESEQUILIBRAM OS HORMÔNIOS?

De forma geral, um disruptor endócrino perturba o sistema endócrino de duas principais formas, imitando ou bloqueando um hormônio natural.

No caso de imitação do hormônio, ele se liga ao receptor do hormônio, ativando inadequadamente processos que apenas seriam ativadas pelo hormônio natural.

Para bloquear uma função hormonal, a substância tóxica se liga ao receptor hormonal inativando-o, e assim a função hormonal não vai acontecer mesmo na presença do hormônio natural.

Além disso, uma vez que disruptores endócrinos não são hormônios naturais, uma única substância pode ter a capacidade de afetar múltiplas vias de sinalização hormonal. Assim sendo, é bastante provável que um tipo de químico possa interromper duas, três ou mais funções endócrinas, com consequências generalizadas sobre vários processos biológicos.

Este é o caso da benzofenona, um disruptor endócrino encontrado em protetores solares químicos e conhecido por induzir câncer, desregular a tireóide e o aparelho reprodutor masculino e feminino.

E ainda, muitos desreguladores hormonais são bioacumuláveis, ou seja, são difíceis de serem eliminados e, portanto, acumulam-se nos tecidos, o que aumenta sobrecarga e danos ao longo da vida.

Alguns estudos científicos provaram a relação entre a exposição a disruptores endócrinos e o aumento do índice de câncer de mama em mulheres, diminuição da fertilidade em homens devido à queda na qualidade do sêmen, má formação sexual, entre outros efeitos.

Existem mais de 85.000 substâncias químicas produzidas, das quais milhares podem ser disruptores endócrinos. Alguns exemplos são os Ftalatos, Parabenos e o Triclosan, substancias utilizadas em produtos de cuidados pessoais (por ex., pasta de dente, perfumes, loções, cosméticos).

Por isso é tão importante que suas escolhas sejam conscientes, o ideal é evitar produtos e cosméticos que tenham em sua composição estas substâncias, para tanto deve-se ficar atento às embalagens e descrição de seus componentes químicos. Nós estamos alinhados com estes princípios, por isso os produtos da Ozoncare não possuem nenhuma substância prejudicial na sua composição. Todos os nossos produtos, antes de começarem a ser comercializados, são testados quanto à sua biocompatibilidade e efetividade. Para isto, utilizamos diferentes ensaios microbiológicos de cultura bacteriana e histológica, reproduzindo o modelo humano, porém sem danos a animais ou pessoas.

Assim, garantimos ao nosso cliente, produtos com resultados clínicos efetivos, livres de substâncias tóxicas e agressivas, e ainda preservando a vida e saúde animal.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.