fbpx

Óleo Ozonizado no Tratamento da Psoríase

A psoríase é uma dermatose inflamatória mediada por imunidade crônica recrudescente comum, caracterizada por hiperplasia da epiderme, angiogênese e absorção de células inflamatórias. Vários tratamentos usados para tratar a psoríase incluem: preparações tópicas contendo corticosteróides, derivados retinóides, análogos sintéticos da vitamina D3, alcatrão ou antralina; drogas sistêmicas entre outras. No entanto, a maioria das terapias contra a psoríase traz efeitos colaterais consideráveis, incluindo atrofia da pele, telangiectasia, púrpura, pelos e foliculite.  Sendo assim, aplicação de óleo ozonizado pode ser um tratamento eficiente e seguro para a psoríase?

O ozônio possui ação antimicrobiana, acelera o metabolismo sanguíneo, e apresenta efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores, podendo ser utilizado em uma ampla gama de doenças. Recentemente, a ozonioterapia também foi aplicada ao tratamento da psoríase.

A proliferação excessiva e a diferenciação de queratinócitos basais foram consideradas questões críticas durante o processo de psoríase patológica, em que queratina 6 (KRT6) e KRT10 podem estar envolvidas. É relatado que a Tp63 pode regular a capacidade dos queratinócitos de se proliferar e diferenciar. Mais importante, a Tp63 está envolvida na regulação do status redox e é regulada pelo estresse oxidativo nas células epiteliais, inclusive nos queratinócitos. Portanto, a hipótese do estudo de Gao et al. (2020) é de que o ozônio induz a ativação da Tp63, promove a expressão do KRT10 e acelera a diferenciação basal dos queratinócitos, melhorando as lesões psoriáticas.

Metodologia 

Na metodologia do estudo foram incluídos vinte pacientes com psoríase vulgar diagnosticados por dermatologistas de acordo com o padrão de diagnóstico. Sobre as lesões dos pacientes foi depositado o óleo ozonizado duas vezes por dia, durante 4 semanas. Posteriormente vinte tecidos de lesões cutâneas de pacientes tratados ou não com O3 foram coletados no Terceiro Hospital Xiangya.

Também foi realizada análise em modelo de dermatite semelhante à psoríase que foi estabelecido em camundongos BALB / C saudáveis. Os ratos foram divididos aleatoriamente no grupo imiquimod em branco (IMQ), IMQ + grupo veículo e IMQ + grupo Ozônio. O creme IMQ (62,5 mg, 5%) foi aplicado seguindo os métodos descritos anteriormente. Para a terapia com O3, o óleo ozonizado foi depositado sobre as lesões uma vez por dia durante 1 semana. As alterações morfológicas foram fotografadas e avaliadas para o escore total de sinais (TSS). As alterações patológicas foram examinadas usando coloração H&E. O nível de expressão proteica de IL-17, IL-22, Tp63, KRT6 e KRT10 nos tecidos da pele foi examinado por coloração imuno-histoquímica (IHC).

Resultados

Os resultados do estudo mostraram que as proteínas KRT6, IL-17 e IL-22 nas lesões de psoríase diminuíram, enquanto que nas lesões de psoríase tratadas com o ozônio as proteínas KRT10 e Tp63 aumentaram tanto nos pacientes quanto nos ratos IMQ.

Além disso, o Tp63 se ligou à região promotora do KRT10 para ativar sua transcrição nos queratinócitos basais; os efeitos promotores do ozônio no Tp63 e no KRT10 foram significativamente revertidos pelo silêncio do Tp63. A expressão de mRNA de TP63 e KRT10 aumentou significativamente pelo tratamento com ozônio em lesões de psoríase; houve uma correlação positiva entre a expressão de Tp63 e KRT10 nas amostras de tecido, sugerindo que o ozônio induz a expressão de Tp63 para melhorar a expressão de KRT10 e a diferenciação de queratinócitos, melhorando, portanto, a psoríase.

Os autores concluíram que a aplicação de óleo ozonizado pode ser um tratamento eficiente e seguro para a psoríase; O ozônio promove a diferenciação de queratinócitos através do aumento da transcrição do KRT10 mediada por Tp63, melhorando, portanto, a psoríase.

GAO, L. et al. Ozone therapy promotes the differentiation of basal keratinocytes via increasing Tp63-mediated transcription of KRT10 to improve psoriasis. J. Cell. Mol. Med.Oxford, v.24, n.8, p.4819-4829, 2020.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO AQUI

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.