A injeção da mistura oxigênio-ozônio (O2-O3) é um tratamento bem estabelecido e comprovado cientificamente na medicina humana para hérnias discais, sendo reconhecido como um método eficaz e pouco invasivo.
O mecanismo de ação se baseia no potencial da mistura de O2-O3 em promover efeito anti-inflamatório, o aumento da resposta antioxidante, reduzindo o estresse oxidativo e degeneração do disco, além do efeito analgésico na medula espinhal comprimida.
O objetivo do estudo de Han et al. (2007) foi investigar o efeito da injeção de oxigênio-ozônio (O2-O3) na hérnia de disco intervertebral toracolombar (DHIV) em cães.
Dez discos herniados de cinco cães foram tratados com injeção percutânea de uma mistura gasosa O2-O3 com concentração de O3 de 32 µg/µl por via intradiscal (1,5-2 µl) sob orientação de fluoroscopia.
Cinco semanas após o tratamento, o tamanho médio das hérnias de disco foi medido por tomografia computadorizada e mostrou redução significativa dos volumes dos discos em todos os animais (8,8%+/-3,82%). O grau de retração foi negativamente correlacionado linearmente com a mineralização do disco (coeficiente de correlação=-0,636) e estatisticamente significante em p<0,05. Todos os cinco cães recuperaram sua função de marcha e nenhum se repetiu.
Mediante aos resultados obtidos, os autores concluíram que a injeção intradiscal de O2-O3 pode descomprimir os discos afetados pela hérnia de disco.
Referência:
Han HJ, Kim JY, Jang HY, Lee B, Yoon JH, Jang SK, Choi SH, Jeong SW. Fluoroscopic-guided intradiscal oxygen-ozone injection therapy for thoracolumbar intervertebral disc herniations in dogs. In Vivo. 2007 Jul-Aug;21(4):609-13.