Uma das áreas em que a ozonioterapia tem sido estudada é na odontologia. Estudos têm mostrado que a ozonioterapia pode ajudar a tratar lesões cariosas de forma eficaz, proporcionando benefícios significativos para pacientes. Neste artigo, exploraremos este uso do ozônio e como pode auxiliar no trato de lesões cariosas, bem como os resultados promissores que os estudos têm mostrado.
A revisão sistemática de Badhe et al. (2022) teve como objetivo responder a seguinte questão focada: a ozonioterapia é mais eficaz na redução da contagem microbiana em comparação com os métodos convencionais em lesão de cárie profunda em dentina?
Os critérios de inclusão compreenderam estudos que compararam o efeito na contagem microbiana em lesão de cárie profunda em dentina após tratamentos com ozônio e outros desinfetantes em dentes decíduos ou permanentes em ensaios clínicos randomizados. Esta revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRIMSA).
As bases de dados pesquisadas incluíram Medline (via PubMed), Cochrane e Google acadêmico. Foram incluídos artigos publicados até 29 de fevereiro de 2020 sem restrição de ano, mas apenas em inglês. A busca resultou em 359 estudos publicados. Após a remoção dos estudos duplicados e análise do texto completo, sete estudos foram selecionados. No geral, os resultados demonstraram os efeitos promissores da terapia com ozônio na redução da contagem microbiana em comparação com outros desinfetantes.
Os autores concluíram que dentro das limitações desta revisão, pode-se afirmar que o uso do ozônio em lesões cariosas na odontologia é eficaz e pode ser uma ferramenta útil com significado clínico na redução da contagem microbiana em lesões cariosas dentinárias profundas.
Referência:
Badhe H, Kalaskar R, Balasubramanian S, Kamki H, Kalaskar A. Antimicrobial Effect of Ozone Therapy in Deep Dentinal Carious Lesion: A Systematic Review. Int J Clin Pediatr Dent. 2022;15(Suppl 2):S252-S260. doi: 10.5005/jp-journals-10005-2168.