As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, focados na prevenção de diversas condições. Atualmente, as PICS são oferecidas gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), integrando diversas práticas, como acupuntura, aromaterapia, yoga, quiropraxia, assim como, inclui a ozonioterapia em sua variedade de procedimentos.
Há evidências científicas que demonstram os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as práticas integrativas e complementares. Além disso, o crescimento do número de profissionais capacitados e habilitados proporcionou uma maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.
O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica, sendo uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde, e não somente no tratamento de patologias. Além disso, quando necessário, as PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade.
A ozonioterapia é uma prática integrativa e complementar regulamentada desde 2018, através da Portaria N° 702 da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS. Sendo reconhecida como uma terapia de baixo custo e segurança comprovada, que utiliza a aplicação da mistura gasosa de oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica.
O ozônio medicinal, nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estímulo que contribui para a melhora de diversas condições, já que pode ajudar a recuperar de forma natural a homeostase e a capacidade funcional do organismo humano e animal. Alguns setores de saúde adotam regularmente esta prática em seus protocolos de atendimento, como a odontologia e a medicina veterinária.
No entanto, é importante lembrar que as Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.
Para receber mais informações sobre o ozônio e saber de todos os seus benefícios, siga nas nossas Redes Sociais e assine nossa Newsletter para acompanhar as novas descobertas.