As dermatopatias estão entre os problemas mais comuns na rotina clínica de pequenos animais, como cães e gatos, sendo as mais recorrentes as dermatites fúngicas e bacterianas. Além disso, o tratamento convencional destas patologias apresenta grande índice de resistência, principalmente aos antibióticos, como também efeitos colaterais desfavoráveis nos animais.
Diante disso, tornou-se necessário buscar terapias alternativas e complementares, como a ozonioterapia que vem ganhando destaque nos tratamentos de dermatopatias na veterinária, devido às suas propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória, melhora da circulação e oxigenação, efeito imumodulador, além de não apresentar efeitos colaterais e poucas contraindicações.
Em dermatopatias, as principais vias de aplicação do ozônio são a “bag” ozônio, os óleos vegetais ozonizados e a insuflação retal, combinando essas três formas de administração é possível ter grande eficácia na desinfecção e cicatrização das lesões, assim como, na estimulação do sistema imune.
O uso da ozonioterapia é relatado em diversos quadros de dermatopatias em cães e gatos que sugerem a eficácia da terapia na redução de secreções, eliminação de crostas, crescimento de pelos e melhora do prurido em pacientes com dermatite bacteriana tratados com “bag” ozônio e insuflação retal.
A ozonioterapia também se mostrou eficiente em infecções fúngicas de difícil tratamento, como no caso da esporotricose em felinos, utilizando a “bag” ozônio, insuflação retal e a aplicação tópica de óleo de girassol ozonizado, que proporcionou a cicatrização tecidual completa das lesões nos gatos.
Dessa forma, a ozonioterapia é uma excelente alternativa para o tratamento de dermatopatias em cães e gatos, pois além dos benefícios cicatrizantes e antimicrobianos, o ozônio é uma terapia de baixo custo e que não apresenta efeitos colaterais nos animais.
Clique aqui e faça download dos artigos.
Referências:
Borges, Talita Lilian; Marangini, Yasmin Garcia; Joaquim, Jean Guilherme Fernandes; Rossetto, Victor José Vieira; Nitta, Thiago Yukio. Ozonioterapia no tratamento de cães com dermatite bacteriana: Relato de dois casos. Revista Científica de Medicina Veterinária, São Paulo, N.32, janeiro 2019.
Freitas, Andressa Isabel Assis. Eficiência da Ozonioterapia como protocolo de tratamento alternativo das diversas enfermidades na Medicina Veterinária (Revisão de literatura). PUBVET, Londrina, V. 5, N. 30, Ed. 177, Art. 1194, 2011.
Klein, G., & Barcelos, G. (2021). OZONIOTERAPIA EM DOENÇAS DERMATOLÓGICAS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 61. https://doi.org/10.51161/rems/1880.