Enfermagem: atividade antimicrobiana da água ozonizada

tb enfermagem atividade antimicrobiana da agua ozonizada 14 3760 Philozon | Geradores de Ozônio

Você sabia que a água ozonizada pode ser sua grande aliada na desinfecção e tratamento de feridas? Com excelente biocompatibilidade,  atividade antimicrobiana da água ozonizada promove um aumento da oxigenação tecidual, tem ampla ação bactericida, reduz o processo inflamatório, e promove analgesia. 

Para comprovar a ação antimicrobiana da água ozonizada, Bialoszewski et al. (2010) em seu estudo analisaram a atividade bactericida e fungicida básica da água ozonizada de acordo com as Normas Européias EN 1040 para “Desinfetantes e anti-sépticos químicos – Teste quantitativo de suspensão para avaliação da atividade bactericida básica de desinfetantes e anti-sépticos químicos” contra a coleção de microrganismos recomendada pelos padrões. Além disso, um número de isolados clínicos resistentes a medicamentos também foi incluído na análise.

A atividade antimicrobiana da água ozonizada 

Assim, a amostra do estudo foi composta por 4 estirpes bacterianas padrão: Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Enterococcus hirae. Também foram utilizadas as seguintes estirpes fúngicas padrão: Candida albicans(células de levedura) e Aspergillus brasiliensis. Além das cepas bacterianas e fúngicas padrão, 60 isolados bacterianos foram analisados.

Os resultados obtidos foram que todas as células das cepas padrão de suspensões de S. aureus, E. coli, E. hirae e C. albicans foram mortas em água ozonizada fresca e armazenada, após 30 segundos. Além disso, a concentração de ozônio estava na faixa de 1,3 a 1,5 ug / mL (1 ug / mL é igual a 1 ppm). Foi demonstrado que tempos de exposição muito curtos – mesmo com 30 segundos – produziram pelo menos 5-log redução na contagem de células bacterianas viáveis ug da maioria das cepas clínicas. 

Apenas 1 de 5 E. faecalis (1 de 10 Enterococcus) foram resistentes, mesmo após 8 minutos de exposição ao ozônio (2,4 ug / mL). O logaritmo decimal de redução foi de aproximadamente 3,82, em vez de maior que 5, conforme requerido pela norma EN 1040. As células de Pseudomonas aeruginosa foram mortas com um pouco menos eficácia, com um logaritmo decimal de redução de 4,97. A ação efetiva contra esporos de Aspergillus brasiliensis demandou um tempo maior do que o necessário no caso de células bacterianas ou células vegetativas de leveduras.

Assim, os autores concluíram que a água ozonizada obtida a partir do protótipo da pesquisa e aplicada durante os procedimentos transoperatórios é custo-eficiente e pode proteger contra infecções. O ozônio também encurta a duração da antibioticoterapia necessária e às vezes é a uma técnica auxiliar disponível para apoiar procedimentos cirúrgicos e tratamento de feridas.

É importante ressaltar que a eliminação destes microrganismos está diretamente relacionada com a concentração de ozônio na água, assim, quanto maior a transferência do gás ozônio para o líquido, melhores serão os resultados no que se refere à capacidade antimicrobiana.

Quer saber mais sobre água ozonizada? Acesse nosso e-book sobre a água ozonizada para uso clínico e aprenda um pouco mais sobre as características e a produção desta excelente ferramenta terapêutica.

BAIXE O ARTIGO EM PDF AQUI

Referência:

BIALOSZEWSKI, D. et al. Antimicrobial activity of ozonated water. Med Sci Monit, Warsaw, v.16, n.9, p.71-75, Sep. 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *