Você já deve ter escutado que chocolate provoca acne. Mas será que esse fato é mito ou verdade? Viemos esclarecer essa questão, pois afinal, trata-se de uma paixão verdadeira para muitos. Mas, e aí… chocolate realmente é capaz de dar acne?
A influência do consumo de chocolate no aparecimento da acne é motivo de longos debates. Vários estudos já foram realizados, e a conclusão que chegaram é que a ingestão elevada ou frequente de chocolate está associada a maiores chances do aparecimento das lesões da acne.
O açúcar – Uma das hipóteses sugere que os açúcares presentes nos laticínios e no chocolate desencadeiam a secreção de insulina, isso leva ao aumento de queratina que se acumula nos folículos da pele e provoca o surgimento da acne.
As citocinas – Já uma hipótese alternativa sugere que o consumo de chocolate aumenta a secreção de citocinas inflamatórias pelas células. Estas também promovem o aumento de queratina, influenciando na formação da acne.
Leite e derivados – Diversos estudos relacionam o consumo excessivo de leite ao surgimento da acne: os hormônios do laticínio podem promover o estímulo da atividade hormonal, da inflamação e da produção de sebo e bactérias, fatores que estão diretamente associados à doença. Além disso, assim como o chocolate e o açúcar, ele pode elevar os níveis de insulina.
Resumindo, quando o açúcar no sangue aumenta (pela ingestão de doces e chocolates), o corpo libera um hormônio chamado insulina. O excesso de insulina pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, aumentando os riscos de acne.
A conclusão que chegamos então é que sim, a relação do consumo de chocolate e a acne não é totalmente mito e nem totalmente verdadeira.
E o cacau? O cacau não é o vilão nesta história. Pelo contrário, ele é uma fonte de magnésio e triptofano, nutrientes benéficos por estimularem o organismo a produzir endorfinas e serotoninas, responsáveis pelas sensações de bem-estar. São a gordura saturada, o soro de leite e a grande quantidade de açúcar presente no doce, principalmente nos chocolates ao leite e no branco que realmente fazem mal à pele é por causa da presença deles no chocolate que a acne pode aparecer com mais frequência na pele.
Dica Ozoncare
Para quem sofre com excesso de oleosidade, cravos, espinhas e tendência ao aparecimento da acne, deve evitar a ingestão de certos tipos de chocolate, como o ao leite, branco e com outros doces na receita (cookies, confete, caramelo), pois eles podem estimular ainda mais a produção sebácea e, consequentemente, o surgimento ou agravamento das lesões de acne.
Chocolate nunca mais? Calma ainda tem uma opção.
Se você não resiste ao poder do chocolate a dica é optar pelas versões com maior concentração de cacau. O melhor é investir na versão 70% (ou mais) cacau. Os chocolates mais indicados e saudáveis são os com porcentagem entre 60% e 70% de cacau e os amargos (acima de 70%).
São feitos por meio das sementes desse ingrediente e sem adição de leite. Quanto mais amargo for o chocolate, melhor, pois o chocolate escuro (rico em cacau) é considerado um ótimo antioxidante, melhorando o visual da sua pele.
Se você ainda não sabia dessas informações e andou abusando do consumo de chocolate ao leite e agora as temidas espinhas estão aparecendo na sua pele, não se desespere, temos a solução.
A Ozoncare possui uma dupla poderosa para o tratamento e combate a acne, composta pelo Sabonete Líquido Facial Antiacne e pela Loção Cremosa Secativa Facial Antiacne.
Quer saber mais sobre estes dois dermocosméticos e como agem no combate à acne?