fbpx

Chocolate dá acne?

Chocolate dá acne?

Você já deve ter escutado que chocolate provoca acne. Mas será que esse fato é mito ou verdade?  Viemos esclarecer essa questão, pois afinal, trata-se de uma paixão verdadeira para muitos. Mas, e aí… chocolate realmente é capaz de dar acne?

A influência do consumo de chocolate no aparecimento da acne é motivo de longos debates. Vários estudos já foram realizados, e a conclusão que chegaram é que a ingestão elevada ou frequente de chocolate está associada a maiores chances do aparecimento das lesões da acne.

O açúcar –  Uma das hipóteses sugere que os açúcares presentes nos laticínios e no chocolate desencadeiam a secreção de insulina, isso leva ao aumento de queratina que se acumula nos folículos da pele e provoca o surgimento da acne.  

As citocinas – Já uma hipótese alternativa sugere que o consumo de chocolate aumenta a secreção de citocinas inflamatórias pelas células. Estas também promovem o aumento de queratina, influenciando na formação da acne.

Leite e derivados – Diversos estudos relacionam o consumo excessivo de leite ao surgimento da acne: os hormônios do laticínio podem promover o estímulo da atividade hormonal, da inflamação e da produção de sebo e bactérias, fatores que estão diretamente associados à doença. Além disso, assim como o chocolate e o açúcar, ele pode elevar os níveis de insulina.  

Resumindo, quando o açúcar no sangue aumenta (pela ingestão de doces e chocolates), o corpo libera um hormônio chamado insulina. O excesso de insulina pode fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, aumentando os riscos de acne.

A conclusão que chegamos então é que sim, a relação do consumo de chocolate e a acne não é totalmente mito e nem totalmente verdadeira.

E o cacau?  O cacau não é o vilão nesta história. Pelo contrário, ele é uma fonte de magnésio e triptofano, nutrientes benéficos por estimularem o organismo a produzir endorfinas e serotoninas, responsáveis pelas sensações de bem-estar. São a gordura saturada, o soro de leite e a grande quantidade de açúcar presente no doce, principalmente nos chocolates ao leite e no branco que realmente fazem mal à pele é por causa da presença deles no chocolate que a acne pode aparecer com mais frequência na pele.        

Dica Ozoncare

Para quem sofre com excesso de oleosidade, cravos, espinhas e tendência ao aparecimento da acne, deve evitar a ingestão de certos tipos de chocolate, como o ao leite, branco e com outros doces na receita (cookies, confete, caramelo), pois eles podem estimular ainda mais a produção sebácea e, consequentemente, o surgimento ou agravamento das lesões de acne. 

Chocolate nunca mais? Calma ainda tem uma opção.  

Se você não resiste ao poder do chocolate a dica é optar pelas versões com maior concentração de cacau. O melhor é investir na versão 70% (ou mais) cacau. Os chocolates mais indicados e saudáveis são os com porcentagem entre 60% e 70% de cacau e os amargos (acima de 70%).

São feitos por meio das sementes desse ingrediente e sem adição de leite. Quanto mais amargo for o chocolate, melhor, pois o chocolate escuro (rico em cacau) é considerado um ótimo antioxidante, melhorando o visual da sua pele.

Linha Acne Control Ozoncare 

Se você ainda não sabia dessas informações e andou abusando do consumo de chocolate ao leite e agora as temidas espinhas estão aparecendo na sua pele, não se desespere, temos a solução.

A Ozoncare possui uma dupla poderosa para o tratamento e combate a acne, composta pelo Sabonete Líquido Facial Antiacne e pela Loção Cremosa Secativa Facial Antiacne.

Quer saber mais sobre estes dois dermocosméticos e como agem no combate à acne?

Visite nossa loja online.      

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.