fbpx

Óleo ozonizado como terapia complementar em necrose de língua por droga vasoativa – um relato de caso em paciente crítico.

conteudo-cientifico-philozon-oleo-ozonizado-necrose em lingua

Óleo ozonizado como terapia complementar em necrose de língua por droga vasoativa.

A saúde bucal dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é um aspecto relevante que pode influenciar no prognóstico e na recuperação desses indivíduos. Esses pacientes estão suscetíveis a diversas lesões bucais provocadas pelo uso de tubos, medicamentos ou infecções, acarretando desconforto, dor e complicações mais graves, como sepse e pneumonia. Entre as lesões frequentemente observadas em pacientes intubados, destaca-se a Lesão Por Pressão (LPP), capaz de causar ulcerações e necrose na mucosa bucal e língua.

Santos et al (2023) abordaram estas ocorrências por meio de um estudo de caso em paciente com necrose na língua originada pelo uso de drogas vasoativas em internação em UTI. No estudo, o óleo ozonizado foi utilizado como terapia complementar, buscando a redução da lesão.

Os resultados positivos da terapia com óleo ozonizado foram observados em curto espaço de tempo com uma significativa melhora no quadro da paciente e uma cicatrização bem-sucedida.

No caso em questão, a aplicação tópica de óleo ozonizado, especialmente combinada com a corticoterapia tópica, demonstrou eficácia no tratamento de lesões necróticas na língua resultantes do uso de DVAs. Embora a fotobiomodulação tenha sido inicialmente considerada devido à sua capacidade de induzir a neoangiogênese, a terapia com ozônio foi preferida devido à presença de áreas de ulceração com sangramento na lesão. 

Assim a Ozonioterapia surge como uma possibilidade promissora no manejo odontológico de lesões de tecido mole. Além de apresentar custo-benefício favorável, essa terapia possui técnicas de aplicação acessíveis e poucas contraindicações.

Se você quiser saber mais sobre este estudo e entender melhor os resultados, baixe o pdf abaixo. Lá, você e encontrará mais detalhes dos procedimentos, assim como o artigo completo neste caso onde o óleo ozonizado foi aplicado como terapêutica em uma necrose em língua. 

Baixar PDF

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.