Efeitos da Ozonioterapia intrauterina na Síndrome de Asherman

Efeitos da Ozonioterapia intrauterina na Sindrome de Asherman Philozon | Geradores de Ozônio

A síndrome de Asherman é caracterizada pela presença de aderências e cicatrizes na cavidade endometrial do útero, estas aderências se encontram entre a face anterior e posterior da cavidade uterina. Com isso, ocorre a limitação do tamanho da cavidade uterina, que consequentemente, compromete a fertilidade e as funções do útero.

O estudo de Ergani et al. (2022), após a indução da aderência intrauterina em ratos, tem como objetivo avaliar a eficácia do tratamento somente com ozonioterapia e do tratamento com ozonioterapia e suplementação de estrogênio na prevenção da formação de aderências intrauterinas e seus efeitos na fertilidade.

A pesquisa foi realizada em 48 ratos, que foram submetidos à indução das aderências uterinas com ácido tricloroacético, e na sequência foram divididos em 8 grupos (n=6). Sendo assim, os grupos de tratamento foram separados em pares, já que 2 grupos foram tratados somente com ozonioterapia intrauterina, enquanto 2 grupos realizaram somente a suplementação com estrogênio. Houve também, a aplicação de ozonioterapia intrauterina aliada a suplementação de estrogênio em 2 grupos de ratos, restando 2 grupos definidos como controle.

Os resultados demonstraram que no grupo tratado somente com ozônio houve aumento do diâmetro, do lúmen e das glândulas uterinas, além do espessamento do endométrio. Como também, o grupo tratado com a combinação de ozônio e estrogênio teve aumento do diâmetro das glândulas uterinas. Além disso, o grupo tratado com ozônio e estrogênio apresentou a maior capacidade de gestação, no entanto, o grupo submetido somente ao tratamento com estrogênio apresentou a menor capacidade gestacional.

Os autores concluíram que a ozonioterapia, isolada ou combinada com estrogênio, apresentou efeitos benéficos no endométrio e na melhora da capacidade gestacional na síndrome de Asherman, sendo uma terapia promissora. Contudo, os resultados deste estudo precisam ser replicados em estudos futuros.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Ergani SY, Dilbaz B, Ergani HM, Tekin ÖM. Effect of intrauterine ozone therapy on Asherman syndrome, an experimental rat model. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2022 Oct; 277:90-96. doi: 10.1016/j.ejogrb.2022.08.014. Epub 2022 Aug 28. PMID: 36055047.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *