fbpx

Efeitos da Ozonioterapia intrauterina na Síndrome de Asherman

Efeitos da Ozonioterapia intrauterina na Síndrome de Asherman

A síndrome de Asherman é caracterizada pela presença de aderências e cicatrizes na cavidade endometrial do útero, estas aderências se encontram entre a face anterior e posterior da cavidade uterina. Com isso, ocorre a limitação do tamanho da cavidade uterina, que consequentemente, compromete a fertilidade e as funções do útero.

O estudo de Ergani et al. (2022), após a indução da aderência intrauterina em ratos, tem como objetivo avaliar a eficácia do tratamento somente com ozonioterapia e do tratamento com ozonioterapia e suplementação de estrogênio na prevenção da formação de aderências intrauterinas e seus efeitos na fertilidade.

A pesquisa foi realizada em 48 ratos, que foram submetidos à indução das aderências uterinas com ácido tricloroacético, e na sequência foram divididos em 8 grupos (n=6). Sendo assim, os grupos de tratamento foram separados em pares, já que 2 grupos foram tratados somente com ozonioterapia intrauterina, enquanto 2 grupos realizaram somente a suplementação com estrogênio. Houve também, a aplicação de ozonioterapia intrauterina aliada a suplementação de estrogênio em 2 grupos de ratos, restando 2 grupos definidos como controle.

Os resultados demonstraram que no grupo tratado somente com ozônio houve aumento do diâmetro, do lúmen e das glândulas uterinas, além do espessamento do endométrio. Como também, o grupo tratado com a combinação de ozônio e estrogênio teve aumento do diâmetro das glândulas uterinas. Além disso, o grupo tratado com ozônio e estrogênio apresentou a maior capacidade de gestação, no entanto, o grupo submetido somente ao tratamento com estrogênio apresentou a menor capacidade gestacional.

Os autores concluíram que a ozonioterapia, isolada ou combinada com estrogênio, apresentou efeitos benéficos no endométrio e na melhora da capacidade gestacional na síndrome de Asherman, sendo uma terapia promissora. Contudo, os resultados deste estudo precisam ser replicados em estudos futuros.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Ergani SY, Dilbaz B, Ergani HM, Tekin ÖM. Effect of intrauterine ozone therapy on Asherman syndrome, an experimental rat model. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2022 Oct; 277:90-96. doi: 10.1016/j.ejogrb.2022.08.014. Epub 2022 Aug 28. PMID: 36055047.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.