fbpx

Efeitos da Ozonioterapia na Fibrose Epidural em ratos

Efeitos da Ozonioterapia na Fibrose Epidural em ratos

A laminectomia é o procedimento cirúrgico mais comum para a descompressão da medula espinhal e das raízes nervosas, consistindo na retirada de uma estrutura óssea da vértebra denominada “lâmina”, esta cirurgia pode ser realizada para diversas condições, como hérnia de disco, tumores e infecções.

No entanto, a fibrose epidural e outras aderências associadas podem ocorrer como resultado do processo natural de cicatrização após a laminectomia, causando compressão pós-cirúrgica na estrutura nervosa da coluna, além de dor persistente no paciente.

Tendo em vista esse processo, o estudo de Simsek (2023) tem como objetivo avaliar o efeito da ozonioterapia no desenvolvimento da fibrose epidural. A hipótese do estudo é que a ozonioterapia é capaz de suprimir a inflamação, diminuindo a síntese de VEGF (Fator de crescimento endotelial vascular) e assim, reduzindo a ocorrência de fibrose epidural.

A pesquisa foi realizada em 25 ratos Sprague Dawley que foram submetidos à cirurgia de laminectomia e divididos de forma randomizada em três grupos, sendo um grupo controle, um grupo tratado com ozônio sistêmico e um grupo tratado com ozônio local.

Assim, o grupo tratado com ozônio sistêmico, realizou o tratamento por meio de insuflação intraperitoneal no volume de 15 mL e concentração de 30 mg/mL, o ozônio foi administrado 4 vezes com um intervalo de 3 dias entre cada aplicação. Já no grupo tratado com ozônio local, houve a aplicação subcutânea de ozônio sobre a cicatriz da incisão cirúrgica no mesmo volume e período de aplicação do ozônio sistêmico.

Os resultados do estudo demonstraram que a ozonioterapia foi capaz de reduzir a síntese de VEGF (Fator de crescimento endotelial vascular) em comparação com o grupo controle (P = 0.021), como também, os ratos tratados com ozônio sistêmico apresentaram menos inflamação (P = 0.008). Além disso, o desenvolvimento de fibrose epidural em ambos os grupos tratados com ozônio foi significativamente menor, comparados ao grupo controle (ozônio local vs. grupo controle: P = 0.037; ozônio sistêmico vs. grupo controle: P = 0.018).

Os autores concluíram que a ozonioterapia tem potencial de ser um método alternativo que pode ser usado de forma eficaz e segura na prevenção da fibrose epidural após cirurgia de laminectomia.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Simsek EK, Sahinturk F, Gul E, Tepeoglu M, Araz C, Haberal B. Effect of Ozone Therapy on Epidural Fibrosis in Rats. World Neurosurg. 2023 Mar 23:S1878-8750(23)00397-2. doi: 10.1016/j.wneu.2023.03.075. Epub ahead of print. PMID: 36965663.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.