Efeitos da Ozonioterapia na Fibrose Epidural em ratos

Efeitos da Ozonioterapia na Fibrose Epidural em ratos Philozon | Geradores de Ozônio

A laminectomia é o procedimento cirúrgico mais comum para a descompressão da medula espinhal e das raízes nervosas, consistindo na retirada de uma estrutura óssea da vértebra denominada “lâmina”, esta cirurgia pode ser realizada para diversas condições, como hérnia de disco, tumores e infecções.

No entanto, a fibrose epidural e outras aderências associadas podem ocorrer como resultado do processo natural de cicatrização após a laminectomia, causando compressão pós-cirúrgica na estrutura nervosa da coluna, além de dor persistente no paciente.

Tendo em vista esse processo, o estudo de Simsek (2023) tem como objetivo avaliar o efeito da ozonioterapia no desenvolvimento da fibrose epidural. A hipótese do estudo é que a ozonioterapia é capaz de suprimir a inflamação, diminuindo a síntese de VEGF (Fator de crescimento endotelial vascular) e assim, reduzindo a ocorrência de fibrose epidural.

A pesquisa foi realizada em 25 ratos Sprague Dawley que foram submetidos à cirurgia de laminectomia e divididos de forma randomizada em três grupos, sendo um grupo controle, um grupo tratado com ozônio sistêmico e um grupo tratado com ozônio local.

Assim, o grupo tratado com ozônio sistêmico, realizou o tratamento por meio de insuflação intraperitoneal no volume de 15 mL e concentração de 30 mg/mL, o ozônio foi administrado 4 vezes com um intervalo de 3 dias entre cada aplicação. Já no grupo tratado com ozônio local, houve a aplicação subcutânea de ozônio sobre a cicatriz da incisão cirúrgica no mesmo volume e período de aplicação do ozônio sistêmico.

Os resultados do estudo demonstraram que a ozonioterapia foi capaz de reduzir a síntese de VEGF (Fator de crescimento endotelial vascular) em comparação com o grupo controle (P = 0.021), como também, os ratos tratados com ozônio sistêmico apresentaram menos inflamação (P = 0.008). Além disso, o desenvolvimento de fibrose epidural em ambos os grupos tratados com ozônio foi significativamente menor, comparados ao grupo controle (ozônio local vs. grupo controle: P = 0.037; ozônio sistêmico vs. grupo controle: P = 0.018).

Os autores concluíram que a ozonioterapia tem potencial de ser um método alternativo que pode ser usado de forma eficaz e segura na prevenção da fibrose epidural após cirurgia de laminectomia.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Simsek EK, Sahinturk F, Gul E, Tepeoglu M, Araz C, Haberal B. Effect of Ozone Therapy on Epidural Fibrosis in Rats. World Neurosurg. 2023 Mar 23:S1878-8750(23)00397-2. doi: 10.1016/j.wneu.2023.03.075. Epub ahead of print. PMID: 36965663.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *