fbpx

Efeitos do tratamento com ozônio na qualidade de vida relacionada à saúde e na toxicidade induzida por radioterapia e quimioterapia em pacientes com câncer sintomáticos

efeitos-do-tratamento-com-ozonio-na-qualidade-de-vida-relacionada-a-saude-e-na-toxicidade-induzida-por-radioterapia-e-quimioterapia-em-pacientes-com-cancer-sintomaticos

O impacto do tratamento com ozonioterapia na qualidade de vida relacionada à saúde e na toxicidade em pacientes com câncer.

O diagnóstico e o tratamento do câncer estão melhorando continuamente, oferecendo melhor sobrevida a esses pacientes. No entanto, à medida que a sobrevivência melhora, a porcentagem de pacientes com câncer que vivem com os efeitos adversos dos tratamentos também aumenta e alguns tornam-se crônicos. Esses efeitos colaterais não controlados levam a um impacto negativo no desempenho físico e psicológico, bem como na qualidade de vida relacionada à saúde.

Este é o caso da neuropatia periférica induzida por quimioterapia altamente incidental. Outro exemplo é a toxicidade pélvica crônica induzida por radiação e os sintomas gastrointestinais que podem afetar a qualidade de vida em 50% dos pacientes.

Entre os principais processos envolvidos na produção e perpetuação dos efeitos colaterais induzidos por quimio ou radiação estão: o estresse oxidativo, a inflamação e a isquemia. Os principais mecanismos de ação do tratamento com ozônio envolvem uma resposta adaptativa do organismo, levando à melhoria de modulação do estresse oxidativo pelo aumento do NRF 2, um subsequente efeito anti-inflamatório; efeito associado à modulação de citocinas pró-inflamatórias e modulação do fluxo sanguíneo com potencial diminuição de isquemia/hipóxia.

No estudo de Clavo, et al., (2023), avaliou-se o impacto do tratamento com ozonioterapia na qualidade de vida relacionada à saúde e na toxicidade em pacientes com câncer tratados em uma Unidade de Dor Crônica.

Vinte e seis pacientes com câncer preencheram a avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde, antes e depois com ozonioterapia. A ozonioterapia foi administrada em 15 pacientes afetados por neuropatia induzida por quimioterapia e em 11 pacientes com efeitos colaterais induzidos por radiação. De acordo com os sintomas dos pacientes, os procedimentos de tratamento com ozônio foram focados em efeito sistêmico do ozônio, utilizando insuflação retal, com ou sem efeito local do ozônio, com exposição ao ozônio da área lesada (feridas cutâneas ou intravesicais).

Após o tratamento com ozônio, as alterações incluindo todos os pacientes (n = 26) foram estatisticamente significativas. Após o tratamento com ozônio, houve uma melhoria significativa (p < 0,001) no índice EQ-5D-5L de acordo com a avaliação autorreferida dos resultados do estado de saúde dos pacientes. Todas as dimensões do questionário EQ-5D-5L (mobilidade, autocuidado, atividades, dor/desconforto e ansiedade/depressão) e a autoavaliação do estado de saúde através da escala visual analógica melhoraram significativamente (p < 0,05). O grau de toxicidade também diminuiu significativamente (p < 0,001).

 

Os autores concluem que em sobreviventes de câncer com efeitos colaterais crônicos do tratamento com radio ou quimioterapia, a Ozonioterapia pode melhorar o grau de toxicidade e a qualidade de vida. Esses resultados merecem pesquisas adicionais. Outros estudos estão em andamento.

 

Clique aqui e faça e faça download do artigo.

 

Referência:

Clavo, B.; Cánovas-Molina, A.; Ramallo-Fariña, Y.; Federico, M.; Rodríguez-Abreu, D.; Galván, S.; Ribeiro, I.; Marques da Silva, S.C.; Navarro, M.; González-Beltrán, D.; et al. Effects of Ozone Treatment on Health-Related Quality of Life and Toxicity Induced by Radiotherapy and Chemotherapy in Symptomatic Cancer Survivors. Int. J. Environ. Res. Public Health 2023, 20, 1479. https:// doi.org/10.3390/ijerph20021479.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

1 Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.