Efeitos neuroprotetores da Ozonioterapia após lesão do nervo ciático

Efeitos neuroprotetores da Ozonioterapia apos lesao do nervo ciatico Philozon | Geradores de Ozônio

As lesões nervosas periféricas são uma das principais causas de morbidade e perda da atividade econômica e social de diversos indivíduos, devido às alterações sensoriais, dor, paresias e paralisias, que dificultam a realização destas atividades e diminuem a qualidade de vida do paciente. Neste artigo, vamos tratar da ozonioterapia e lesão do nervo ciático como terapia complementar, acompanhe.   

Tendo em vista essa questão, o estudo de Ogut et. al. (2018) tem como objetivo avaliar os efeitos da ozonioterapia nas lesões nervosas periféricas, através da avaliação por microscópio eletrônico de transmissão, testes de função motora e sensorial, além de análises bioquímicas.

A pesquisa foi conduzida em 100 ratos Wistar machos, que foram divididos em quatro grupos de forma randomizada. Sendo assim, o Grupo 1 (n=20) fez parte do grupo controle, enquanto o Grupo 2 (n=20) realizou somente a simulação da incisão. Os Grupos 3 (n=30) e 4 (n=30) foram submetidos a lesão no nervo ciático, sendo que o Grupo 3 não realizou tratamento e o Grupo 4 realizou o tratamento com ozonioterapia, administrada de forma intraperitoneal.

Os resultados demonstraram que o grupo tratado com ozônio medicinal apresentou mais fibras nervosas mielinizadas após a lesão do nervo ciático, em comparação com os outros grupos. Além disso, diferenças significativas foram observadas no aumento dos níveis de atividade de superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e de glutationa peroxidase (GPx), após o tratamento com a ozonioterapia (p < 0.05). Assim como, houve aumento funcional significativo, após 2 semanas da lesão nervosa, no grupo tratado com ozônio (p < 0.05).

Os autores concluíram que o tratamento com a ozonioterapia tem potencial de ser um método terapêutico alternativo e seguro para lesões de nervos periféricos. No entanto, mais estudos são necessários para elucidar as vias bioquímicas desencadeadas pela ozonioterapia no processo de regeneração nervosa.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Ogut E, Yildirim FB, Sarikcioglu L, Aydin MA, Demir N. Neuroprotective Effects of Ozone Therapy After Sciatic Nerve Cut Injury. Kurume Med J. 2018 Jan 23;65(4):137-144. doi: 10.2739/kurumemedj.MS654002. Epub 2019 Aug 8. PMID: 31391380.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa
×