fbpx

Efeitos neuroprotetores da Ozonioterapia após lesão do nervo ciático

Efeitos neuroprotetores da Ozonioterapia após lesão do nervo ciático

As lesões nervosas periféricas são uma das principais causas de morbidade e perda da atividade econômica e social de diversos indivíduos, devido às alterações sensoriais, dor, paresias e paralisias, que dificultam a realização destas atividades e diminuem a qualidade de vida do paciente. Neste artigo, vamos tratar da ozonioterapia e lesão do nervo ciático como terapia complementar, acompanhe.   

Tendo em vista essa questão, o estudo de Ogut et. al. (2018) tem como objetivo avaliar os efeitos da ozonioterapia nas lesões nervosas periféricas, através da avaliação por microscópio eletrônico de transmissão, testes de função motora e sensorial, além de análises bioquímicas.

A pesquisa foi conduzida em 100 ratos Wistar machos, que foram divididos em quatro grupos de forma randomizada. Sendo assim, o Grupo 1 (n=20) fez parte do grupo controle, enquanto o Grupo 2 (n=20) realizou somente a simulação da incisão. Os Grupos 3 (n=30) e 4 (n=30) foram submetidos a lesão no nervo ciático, sendo que o Grupo 3 não realizou tratamento e o Grupo 4 realizou o tratamento com ozonioterapia, administrada de forma intraperitoneal.

Os resultados demonstraram que o grupo tratado com ozônio medicinal apresentou mais fibras nervosas mielinizadas após a lesão do nervo ciático, em comparação com os outros grupos. Além disso, diferenças significativas foram observadas no aumento dos níveis de atividade de superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e de glutationa peroxidase (GPx), após o tratamento com a ozonioterapia (p < 0.05). Assim como, houve aumento funcional significativo, após 2 semanas da lesão nervosa, no grupo tratado com ozônio (p < 0.05).

Os autores concluíram que o tratamento com a ozonioterapia tem potencial de ser um método terapêutico alternativo e seguro para lesões de nervos periféricos. No entanto, mais estudos são necessários para elucidar as vias bioquímicas desencadeadas pela ozonioterapia no processo de regeneração nervosa.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Ogut E, Yildirim FB, Sarikcioglu L, Aydin MA, Demir N. Neuroprotective Effects of Ozone Therapy After Sciatic Nerve Cut Injury. Kurume Med J. 2018 Jan 23;65(4):137-144. doi: 10.2739/kurumemedj.MS654002. Epub 2019 Aug 8. PMID: 31391380.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.