Pensando no poder das escolhas e na saúde integral, desenvolvemos esse glossário com os 5 principais ingredientes cosméticos que você deve evitar. Pois nossa prioridade é a sua saúde, e por isso queremos compartilhar conhecimento a respeito. Afinal, é através da informação que propomos um caminho de autocuidado consciente, exaltando o poder e impacto de suas escolhas na manutenção de sua saúde.
Conheça os principais ingredientes que devem ficar fora de suas escolhas:
1 – PARABENOS
É um grupo de conservantes e produtos químicos antimicrobianos que previne o crescimento de microrganismos, como, por exemplo, bactérias nocivas e mofo nos produtos.
Qual o problema com ele? Estudos confirmam que os parabenos imitam os hormônios no corpo humano, com evidências que os ligam a danos aos órgãos reprodutivos, distúrbios da tireoide, cânceres relacionados aos hormônios e obesidade.
2 – FTALATOS
É um grupo de produtos químicos usados em centenas de produtos, por exemplo nos produtos de higiene pessoal: esmaltes de unha, spray de cabelo, loções pós-barba, sabonetes e perfumes.
O ftalatos tem sido associado a danos reprodutivos e hormonais em crianças e homens. Alguns estudos relacionaram a exposição ao ftalato à obesidade, diabetes tipo 2, contagem reduzida de espermatozoides, câncer de mama, má formação reprodutiva, infertilidade e eventos cardiovasculares.
3 – PETROLATOS (ÓLEO MINERAL)
O óleo mineral é um agente hidratante proveniente do petróleo amplamente utilizado, e é frequentemente encontrado em protetores labiais e cremes faciais.
O problema aqui é que existem diversos motivos para evitar produtos petrolíferos do ponto de vista ambiental, e também existem riscos em relação a saúde. As preocupações com esses ingredientes são devido a contaminação com os hidrocarbonetos – substâncias químicas listados como cancerígenas pela Organização Mundial de Saúde.
4 – TRICLOSAN
Um produto químico antimicrobiano, que pode ser encontrado em sabonetes higienizadores para as mãos e corpo, rímel e pastas de dente.
O triclosan não é mais eficaz do que água e sabão, além de ser associado à fibrose hepática, câncer de pele, distúrbios hormonais e ao desenvolvimento de superbactérias.
5 – ALUMÍNIO
Os sais de alumínio são encontrados em antitranspirantes, pois atuam obstruindo as glândulas sudoríparas, impedindo assim a passagem do suor.
O problema do alumínio, comprovadamente, é que ele apresenta efeitos tóxicos e desreguladores endócrinos ao organismo humano em determinadas quantidades, e são bioacumulativos.
Agora que você já sabe os 5 principais ingredientes cosméticos que você deve evitar e a importância de escolher cosméticos que possuem fórmula segura, que tal dar prioridade a produtos veganos com fórmula limpa?
Gostou de nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e acesse nossa loja virtual.