Injeção intra-articular de Ozônio no manejo do desarranjo interno da articulação temporomandibular

Injeção intra-articular de Ozônio no manejo do desarranjo interno da articulação temporomandibular

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação sinovial localizada no crânio entre o osso temporal e a mandíbula. Em geral, as disfunções da ATM são classificadas em tipos intra e extra-articulares.

Os distúrbios intra-articulares incluem desarranjo interno, osteoartrite e artrite inflamatória, e os distúrbios extra-articulares podem ser de origem muscular, vascular e neurológica. O desarranjo interno da ATM significa a existência de relações das estruturas côndilo-disco-fossa alteradas que interferem no bom funcionamento da articulação.

Disfunções da ATM e injeção de ozônio

O estudo de Daif (2012) foi realizado com o objetivo de comparar a injeção intra-articular de gás ozônio e a terapia medicamentosa como modalidades de tratamento conservador para desarranjo interno da articulação temporomandibular (ATM).

Sessenta pacientes (49 mulheres e 11 homens) com desarranjo interno bilateral das ATMs, deslocamento do disco com redução, foram incluídos neste estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em 2 grupos iguais. O primeiro grupo foi tratado por injeção direta de gás ozônio no espaço articular superior. Cada junta recebeu 2 mL de mistura de ozônio-oxigênio (concentração de gás ozônio 10 μg/mL). As injeções foram repetidas 2 vezes por semana durante 3 semanas. O segundo grupo recebeu antiinflamatórios não esteroidais e relaxantes musculares. Os sinais e sintomas clínicos antes e após o tratamento foram avaliados de acordo com o índice de disfunção clínica de Helkimo.

Os resultados mostraram que 87% dos pacientes que receberam injeções de gás ozônio no espaço articular superior (n = 26) se recuperaram completamente (37%; n = 11) ou melhoraram (50%; n = 15). No segundo grupo, 33% dos pacientes tratados com antiinflamatórios não esteroidais e relaxantes musculares (n = 10) apresentaram apenas melhora nos índices de disfunção clínica.

Com base nos achados do presente estudo, o autor aponta que a injeção intra-articular de gás ozônio é uma nova e promissora modalidade de tratamento para desarranjos internos da ATM. No entanto, mais estudos clínicos e experimentais são necessários para fornecer evidências diretas de seu mecanismo de ação e fundamentar nossos resultados.


BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referências: 

Daif ET. Role of intra-articular ozone gas injection in the management of internal derangement of the temporomandibular joint. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol. 2012 Jun;113(6):e10-4. doi: 10.1016/j.tripleo.2011.08.006.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa
×