fbpx

Injeção intra-articular de Ozônio no manejo do desarranjo interno da articulação temporomandibular

Injeção intra-articular de Ozônio no manejo do desarranjo interno da articulação temporomandibular

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação sinovial localizada no crânio entre o osso temporal e a mandíbula. Em geral, as disfunções da ATM são classificadas em tipos intra e extra-articulares.

Os distúrbios intra-articulares incluem desarranjo interno, osteoartrite e artrite inflamatória, e os distúrbios extra-articulares podem ser de origem muscular, vascular e neurológica. O desarranjo interno da ATM significa a existência de relações das estruturas côndilo-disco-fossa alteradas que interferem no bom funcionamento da articulação.

Disfunções da ATM e injeção de ozônio

O estudo de Daif (2012) foi realizado com o objetivo de comparar a injeção intra-articular de gás ozônio e a terapia medicamentosa como modalidades de tratamento conservador para desarranjo interno da articulação temporomandibular (ATM).

Sessenta pacientes (49 mulheres e 11 homens) com desarranjo interno bilateral das ATMs, deslocamento do disco com redução, foram incluídos neste estudo. Eles foram divididos aleatoriamente em 2 grupos iguais. O primeiro grupo foi tratado por injeção direta de gás ozônio no espaço articular superior. Cada junta recebeu 2 mL de mistura de ozônio-oxigênio (concentração de gás ozônio 10 μg/mL). As injeções foram repetidas 2 vezes por semana durante 3 semanas. O segundo grupo recebeu antiinflamatórios não esteroidais e relaxantes musculares. Os sinais e sintomas clínicos antes e após o tratamento foram avaliados de acordo com o índice de disfunção clínica de Helkimo.

Os resultados mostraram que 87% dos pacientes que receberam injeções de gás ozônio no espaço articular superior (n = 26) se recuperaram completamente (37%; n = 11) ou melhoraram (50%; n = 15). No segundo grupo, 33% dos pacientes tratados com antiinflamatórios não esteroidais e relaxantes musculares (n = 10) apresentaram apenas melhora nos índices de disfunção clínica.

Com base nos achados do presente estudo, o autor aponta que a injeção intra-articular de gás ozônio é uma nova e promissora modalidade de tratamento para desarranjos internos da ATM. No entanto, mais estudos clínicos e experimentais são necessários para fornecer evidências diretas de seu mecanismo de ação e fundamentar nossos resultados.


BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referências: 

Daif ET. Role of intra-articular ozone gas injection in the management of internal derangement of the temporomandibular joint. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol. 2012 Jun;113(6):e10-4. doi: 10.1016/j.tripleo.2011.08.006.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.