O efeito terapêutico do Óleo de Oliva Ozonizado com Glucantime na Leishmaniose Tegumentar

O efeito terapeutico do Oleo de Oliva Ozonizado com Glucantime na Leishmaniose Tegumentar Philozon | Geradores de Ozônio

A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas, causada pelo protozoário do gênero Leishmania. A transmissão ocorre pela picada das fêmeas de flebotomíneos infectadas, conhecidas também como mosquito-palha.  Neste artigo trazemos o estudo de Aghaei et al. (2018) que tem como objetivo comparar a eficácia do óleo de oliva ozonizado com o Glucantime no tratamento de leishmaniose tegumentar.

A pesquisa foi conduzida em 30 pacientes diagnosticados com lesões causadas pela leishmaniose tegumentar, que foram distribuídos de forma randomizada em dois grupos: grupo controle (n=15) e grupo teste (n=15). Assim, o grupo controle realizou o tratamento somente com a aplicação intralesional de Glucantime, enquanto o grupo teste, foi tratado com a aplicação intralesional de Glucantime combinada com a aplicação tópica de óleo de oliva ozonizado 2 vezes ao dia.

Os resultados demonstraram que houve redução do tamanho médio da lesão de (50,94±33,20) para (15±14,34) após o tratamento com Glucantime no grupo controle. Já no grupo teste, a média da lesão antes do tratamento era (50,88±31,74) e ficou em (9,93±14,18) após o tratamento. Diferenças significativas foram relatadas no tamanho da lesão após o tratamento entre os dois grupos, já que a administração de óleo de oliva ozonizado topicamente reduziu a gravidade da lesão significativamente. Assim como, a aplicação tópica de óleo de oliva ozonizado apresentou uma cicatrização excelente e todas as lesões diminuíram consideravelmente, além de deixar apenas uma cicatriz superficial ou leve hiperpigmentação.

Os autores concluíram que os efeitos benéficos do óleo de oliva ozonizado apresentados neste estudo, sugerem que a ozonioterapia pode ser usada tanto como uma monoterapia, como também, combinada com outras drogas para reparação de lesões de leishmaniose e até de outras úlceras. No entanto, mais estudos são necessários para elucidar os efeitos de diferentes concentrações de óleo de oliva ozonizado para tratar lesões de leishmaniose.

Clique aqui e faça e faça download do artigo.

Referência:

Aghaei M, Aghaei S, Sokhanvari F, Ansari N, Hosseini SM, Mohaghegh MA, Hejazi SH. The therapeutic effect of ozonated olive oil plus glucantime on human cutaneous leishmaniasis. Iran J Basic Med Sci. 2019 Jan;22(1):25-30. doi: 10.22038/ijbms.2018.29232.7064. PMID: 30944704; PMCID: PMC6437465.

Deixe um comentário

Preencha os campos abaixo para iniciar uma conversa
×