fbpx

Eficácia da terapia com ozônio como tratamento adjuvante para úlceras

Eficácia da terapia com ozônio como tratamento adjuvante para úlceras

Terapia com ozônio em feridas 

A cicatrização de feridas é um processo multifásico que consiste em três estágios sobrepostos, mas distintos: inflamação, proliferação de tecidos e remodelação. A terapia com o ozônio medicinal, principalmente em suas formas tópicas, tem sido usada clinicamente de forma muito eficaz como auxiliar na cicatrização de feridas e lesões na pele de difícil cicatrização.

A oxigenação dos tecidos é um dos mecanismos que justifica o uso do ozônio, considerando que ele melhora a formação de tecido de granulação, favorecendo o fechamento da ferida. Além disso, uma expressão elevada dos fatores de crescimento TGF-β fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), que desempenham papéis importantes no processo de reparo de feridas, é descrita em estudos clínicos e experimentais de cicatrização de feridas com a ozonioterapia.

O objetivo do estudo de Bomfim et al. (2021) foi avaliar a eficácia da ozonioterapia tópica como tratamento adjuvante na cicatrização de úlceras de membros inferiores através de uma revisão sistemática da literatura.

Três bases de dados foram usadas para pesquisar estudos realizados no período até setembro de 2020: PubMed, Scopus e Web of Science. A busca identificou 44 estudos, 7 dos quais preencheram os critérios de elegibilidade e foram avaliados.

Foram incluídos 506 pacientes maiores de 18 anos com feridas crônicas, como úlceras venosas ou diabéticas, nos membros inferiores. A maioria dos estudos abordou úlceras do pé diabético.

Os protocolos de terapia com ozônio demonstraram efeito cicatrizante em todos os estudos incluídos, e nenhum relatou efeitos adversos. Os autores reforçam a importância de mais ensaios clínicos controlados e randomizados para cada vez mais estabelecer critérios clínicos para seu uso.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI 

Referência:

Bomfim TL, Gomes IA, Meneses DVC, Araujo AAS. Effectiveness of Ozone Therapy as an Adjunct Treatment for Lower-Limb Ulcers: A Systematic Review. Adv Skin Wound Care. 2021 Oct 1;34(10):1-9. doi: 10.1097/01.ASW.0000789064.09407.30.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.