Efeito do Óleo de Girassol Ozonizado na hipersensibilidade dentinária

Efeito do Oleo de Girassol Ozonizado na hipersensibilidade dentinaria Philozon | Geradores de Ozônio

A hipersensibilidade dentinária é uma condição comum de causa multifatorial e de difícil tratamento que se desenvolve e progride rapidamente, sendo uma das doenças clínicas mais encontradas, caracterizada por dor de curta duração, aguda e súbita em resposta a estímulos térmicos, táteis, osmóticos ou estímulos químicos que não podem ser atribuídos a outra patologia dentária. Os agentes terapêuticos podem reduzir ou interromper a transmissão de estímulos selando aberturas tubulares para modificar o sistema neural das respostas pulpares.

Em razão do ozônio ter um forte potencial de oxidação em superfícies recobertas por cálcio, permitindo a oclusão dos túbulos dentinários, o estudo Roque et. al. (2023) tem como objetivo comparar a eficácia do uso combinado do óleo de girassol ozonizado seguido de um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio em relação ao agente dessensibilizante isoladamente para redução da hipersensibilidade dentinária.

A pesquisa foi realizada com 30 pacientes que foram distribuídos de forma randomizada, duplo-cego e boca dividida. Assim, o Grupo Teste realizou o tratamento de um hemiarco com a aplicação de óleo de girassol ozonizado por 2 minutos e retirada com sugador, seguido da aplicação de dessensibilizante comercial, enquanto no outro hemiarco, o Grupo Controle, foi aplicado somente um gel dessensibilizante à base de nitrato de potássio por 10 minutos, e posterior remoção com água por 1 minuto. Em seguida, ambas as arcadas foram clareadas com gel de peróxido de hidrogênio 35%.

Os resultados demonstraram que o uso combinado de óleo ozonizado seguido de um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio resultaram em hipersensibilidade dentinária em comparação com o agente dessensibilizante sozinho. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas ao comparar o grupo teste em relação ao grupo controle nos tempos 20, 25, 30, 35 e 50 minutos (p<0,001).

Os autores concluíram que o uso combinado de óleo de girassol ozonizado a um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de cálcio se mostrou benéfico na redução da sensibilidade após o clareamento dental de consultório quando comparado ao uso de dessensibilizante isoladamente, devido à ação do ozônio em aumentar a atividade de enzimas antioxidantes, preparando o hospedeiro para condições fisiopatológicas mediadas pelo peróxido de hidrogênio.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Roque JVO, Vanolli RS, Campos FUF, Colognese MRV, Silva MP, Ueda JK, Mendonça MJ, Camilotti V. Comparison of Desensitizing Agents for Tooth Bleaching: Evaluating the Influence of Ozonated Sunflower Oil and Potassium Nitrate/Sodium Fluoride on Sensitivity and Shade Change. J. Adv. Med. Med. Res., vol. 35, no. 17, pp. 19-31, 2023. doi 10.9734/JAMMR/2023/v35i175100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *