fbpx

Efeito do Óleo de Girassol Ozonizado na hipersensibilidade dentinária

oleo-de-girassol-ozonizado-hipersenbilidade-dentinaria

A hipersensibilidade dentinária é uma condição comum de causa multifatorial e de difícil tratamento que se desenvolve e progride rapidamente, sendo uma das doenças clínicas mais encontradas, caracterizada por dor de curta duração, aguda e súbita em resposta a estímulos térmicos, táteis, osmóticos ou estímulos químicos que não podem ser atribuídos a outra patologia dentária. Os agentes terapêuticos podem reduzir ou interromper a transmissão de estímulos selando aberturas tubulares para modificar o sistema neural das respostas pulpares.

Em razão do ozônio ter um forte potencial de oxidação em superfícies recobertas por cálcio, permitindo a oclusão dos túbulos dentinários, o estudo Roque et. al. (2023) tem como objetivo comparar a eficácia do uso combinado do óleo de girassol ozonizado seguido de um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio em relação ao agente dessensibilizante isoladamente para redução da hipersensibilidade dentinária.

A pesquisa foi realizada com 30 pacientes que foram distribuídos de forma randomizada, duplo-cego e boca dividida. Assim, o Grupo Teste realizou o tratamento de um hemiarco com a aplicação de óleo de girassol ozonizado por 2 minutos e retirada com sugador, seguido da aplicação de dessensibilizante comercial, enquanto no outro hemiarco, o Grupo Controle, foi aplicado somente um gel dessensibilizante à base de nitrato de potássio por 10 minutos, e posterior remoção com água por 1 minuto. Em seguida, ambas as arcadas foram clareadas com gel de peróxido de hidrogênio 35%.

Os resultados demonstraram que o uso combinado de óleo ozonizado seguido de um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio resultaram em hipersensibilidade dentinária em comparação com o agente dessensibilizante sozinho. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas ao comparar o grupo teste em relação ao grupo controle nos tempos 20, 25, 30, 35 e 50 minutos (p<0,001).

Os autores concluíram que o uso combinado de óleo de girassol ozonizado a um agente dessensibilizante à base de nitrato de potássio e fluoreto de cálcio se mostrou benéfico na redução da sensibilidade após o clareamento dental de consultório quando comparado ao uso de dessensibilizante isoladamente, devido à ação do ozônio em aumentar a atividade de enzimas antioxidantes, preparando o hospedeiro para condições fisiopatológicas mediadas pelo peróxido de hidrogênio.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Roque JVO, Vanolli RS, Campos FUF, Colognese MRV, Silva MP, Ueda JK, Mendonça MJ, Camilotti V. Comparison of Desensitizing Agents for Tooth Bleaching: Evaluating the Influence of Ozonated Sunflower Oil and Potassium Nitrate/Sodium Fluoride on Sensitivity and Shade Change. J. Adv. Med. Med. Res., vol. 35, no. 17, pp. 19-31, 2023. doi 10.9734/JAMMR/2023/v35i175100

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.