A degeneração do tecido ósseo cria condições ideais para a proliferação de bactérias. Na cavidade oral, um ambiente polimicrobiano, as superinfecções são uma complicação frequente e importante na osteonecrose. Esse processo pode sustentar e agravar a necrose óssea. Neste artigo vamos avaliar um estudo de osteonecrose e uso da ozonioterapia nas superinfecções.
A complexidade do tratamento da osteonecrose é evidente, já que a homeostase óssea alterada dificulta a eficácia de procedimentos terapêuticos e profiláticos, como a remoção cirúrgica da lesão ou a administração de oxigênio hiperbárico. Em alguns pacientes, a ozonioterapia tem se mostrado uma opção promissora para combater as superinfecções, uma vez que os antimicrobianos podem não ser eficazes.
O objetivo do estudo de Agrillo et al. (2007) foi incluir a Ozonioterapia como uma abordagem nova para o manejo clínico de lesões necróticas.
De 58 pacientes afetados pela osteonecrose, 33 deram seu consentimento para fazer parte da pesquisa e foram tratados de acordo com uma abordagem terapêutica, que incluiu cirurgia não invasiva associada ao ozônio cíclico pré e pós-cirúrgico. Cada ciclo consistiu em oito sessões com duração de 3 minutos cada com uma frequência quinzenal. Todos os pacientes foram submetidos a antibiótico e terapias antifúngicas e foram administrados ácidos em conjunto com um bochecho de clorexidina a 0,2%.
Dos 33 pacientes tratados com Ozonioterapia, 18 pacientes (54%) apresentaram cicatrização da lesão com desaparecimento da sintomatologia, 10 (30%) apresentaram a lesão com uma sintomatologia notável melhora, enquanto 5 pacientes (16%), embora experimentando melhora parcial de seus sintomas, não apresentaram resultados clinicamente relevantes na lesão.
Em 85% dos casos experimentamos uma melhora clara de todos os sintomas de osteonecrose da mandíbula relacionados aos bisfosfonatos. O que pode-se concluir que em ocorrências de osteonecrose o uso da ozonioterapia pode combater as superinfecções.
Resultados mostraram como a Ozonioterapia aumenta os benefícios de tratamentos cirúrgicos e farmacológicos, aumentando a cicatrização completa das lesões com o desaparecimento dos sintomas e traz casos de progressão da lesão até zero.
Referência:
Agrillo A, Ungari C, Filiaci F, Priore P, Iannetti G. Ozone therapy in the treatment of avascular bisphosphonate-related jaw osteonecrosis. J Craniofac Surg. 2007 Sep;18(5):1071-5. doi: 10.1097/scs.0b013e31857261f.