Ozonioterapia como adjuvante antisséptico promissor do tratamento periodontal

Ozonioterapia como adjuvante antisséptico promissor do tratamento periodontal

A aplicação do gás ozônio tem sido um excelente antisséptico promissor devido a seus fatores antimicrobianos, imunoestimulantes, anti-hipóxicos e bioestimuladores, logo, pode entrar como um tratamento conjunto com o tratamento periodontal padrão, ajudando na resposta de cicatrização tecidual. A presença da Ozonioterapia como terapia adjuvante na Odontologia tem trazido para os profissionais novas possibilidades de tratar a periodontite em benefício do paciente.      

Um total de 90 pacientes saudáveis com periodontite generalizada moderada ou grave foram envolvidos no estudo. Os pacientes foram aleatoriamente selecionados, em uma proporção de 1:1, para os seguintes grupos: SRP (raspagem radicular) + ozônio (Grupo de teste A, n = 45); SRP (Grupo Controle B, n = 45) e houve uma redução significativa na profundidade da bolsa de sondagem e no nível de inserção clínica.

O estudo relata uma melhora significativa na inflamação periodontal aos pacientes submetidos a Ozonioterapia no tratamento periodontal, promovendo melhor cicatrização da doença, estimulando a resposta imune e uma redução mais rápida da microbiota.

Os autores afirmam que a Ozonioterapia gasosa, utilizada em conjunto com o tratamento periodontal convencional, pode reduzir a probabilidade da periodontite avançada, tornando-se uma terapia promissora e eficaz nas doenças periodontais.

A Ozonioterapia consiste na utilização do ozônio como agente terapêutico, que possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, podendo ser aplicada de forma local ou sistêmica. Além disso, a Ozonioterapia apresenta poucos efeitos colaterais e é uma técnica segura quando realizada por profissionais capacitados.

Com isso, a Ozonioterapia no tratamento periodontal pode trazer benefícios para os pacientes, auxiliando na prevenção e tratamento da periodontite, uma das principais doenças periodontais.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Rapone B., Ferrara E, Santacroce L, Topi S, Gnoni A, Dipalma G, Mancini A, Di Domenico M, Tartaglia GM, Scarano A, Inchingolo F. The Gaseous Ozone Therapy as a Promising Antiseptic Adjuvant of Periodontal Treatment: A Randomized Controlled Clinical Trial. Int J Environ Res Public Health. 2022 Jan 16;19(2):985. doi: 10.3390/ijerph19020985.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *