Ozonioterapia no tratamento de Doença Inflamatória Pélvica

Ozonioterapia no tratamento de Doença Inflamatória Pélvica

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma condição comum caracterizada pela infecção e inflamação do trato genital feminino superior, afetando o útero, as tubas uterinas e as estruturas pélvicas adjacentes, se não tratada corretamente pode afetar também o peritônio. Esta patologia é umas das principais causas de infertilidade, além de provocar abscesso tubo-ovariano, piossalpinge, gravidez ectópica e dores crônicas.

Buscando novos métodos de tratamento, o estudo de Wei et. al. (2018) tem como objetivo demonstrar a capacidade da ozonioterapia de inibir a doença inflamatória pélvica (DIP), através da injeção de gás ozônio na cavidade pélvica. A hipótese do estudo sugere que as descobertas desta pesquisa podem esclarecer o mecanismo de ação do ozônio na doença inflamatória pélvica, como também evidenciar seu potencial terapêutico.

O estudo foi conduzido em 50 ratas, sendo que metade destas receberam tratamento na cavidade pélvica com injeção de gás ozônio com concentração entre 45 μg/mL e 60 μg/mL, além de aplicação de levofloxacina, enquanto o restante recebeu o tratamento somente com aplicação de levofloxacina, assim, o tratamento em ambos os grupos teve duração de 7 dias.

Os resultados demonstraram que a ozonioterapia foi capaz de diminuir os níveis de fatores inflamatórios, mais especificamente de interleucinas IL-6, IL-2 e o fator-α de necrose tumoral (TNF-α), como consequência, houve melhora dos índices de inflamação no endométrio.

Os autores concluíram que a ozonioterapia foi eficiente na diminuição da inflamação e infecção em casos de doença inflamatória pélvica em ratas, devido a inibição da necrose das células epiteliais endometriais, além do alívio das reações inflamatórias, evidenciando o potencial da ozonioterapia no tratamento de doença inflamatória pélvica.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Wei A, Feng H, Jia XM, Tang H, Liao YY, Li BR. Ozone therapy ameliorates inflammation and endometrial injury in rats with pelvic inflammatory disease. Biomed Pharmacother. 2018 Nov;107:1418-1425. doi: 10.1016/j.biopha.2018.07.137. Epub 2018 Sep 1. PMID: 30257358.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *