fbpx

Ozonioterapia no tratamento de Doença Inflamatória Pélvica

Ozonioterapia no tratamento de Doença Inflamatória Pélvica

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma condição comum caracterizada pela infecção e inflamação do trato genital feminino superior, afetando o útero, as tubas uterinas e as estruturas pélvicas adjacentes, se não tratada corretamente pode afetar também o peritônio. Esta patologia é umas das principais causas de infertilidade, além de provocar abscesso tubo-ovariano, piossalpinge, gravidez ectópica e dores crônicas.

Buscando novos métodos de tratamento, o estudo de Wei et. al. (2018) tem como objetivo demonstrar a capacidade da ozonioterapia de inibir a doença inflamatória pélvica (DIP), através da injeção de gás ozônio na cavidade pélvica. A hipótese do estudo sugere que as descobertas desta pesquisa podem esclarecer o mecanismo de ação do ozônio na doença inflamatória pélvica, como também evidenciar seu potencial terapêutico.

O estudo foi conduzido em 50 ratas, sendo que metade destas receberam tratamento na cavidade pélvica com injeção de gás ozônio com concentração entre 45 μg/mL e 60 μg/mL, além de aplicação de levofloxacina, enquanto o restante recebeu o tratamento somente com aplicação de levofloxacina, assim, o tratamento em ambos os grupos teve duração de 7 dias.

Os resultados demonstraram que a ozonioterapia foi capaz de diminuir os níveis de fatores inflamatórios, mais especificamente de interleucinas IL-6, IL-2 e o fator-α de necrose tumoral (TNF-α), como consequência, houve melhora dos índices de inflamação no endométrio.

Os autores concluíram que a ozonioterapia foi eficiente na diminuição da inflamação e infecção em casos de doença inflamatória pélvica em ratas, devido a inibição da necrose das células epiteliais endometriais, além do alívio das reações inflamatórias, evidenciando o potencial da ozonioterapia no tratamento de doença inflamatória pélvica.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Wei A, Feng H, Jia XM, Tang H, Liao YY, Li BR. Ozone therapy ameliorates inflammation and endometrial injury in rats with pelvic inflammatory disease. Biomed Pharmacother. 2018 Nov;107:1418-1425. doi: 10.1016/j.biopha.2018.07.137. Epub 2018 Sep 1. PMID: 30257358.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.