fbpx

Artigo científico: Ozonioterapia em Osteoartrite do Joelho

Ozonioterapia em Osteoartrite do joelho – terapia com ozônio intra-articular atenua eficientemente a dor em indivíduos com esta patologia.     

A osteoartrite é uma doença articular comum incapacitante e degenerativa que leva à diminuição da função do corpo devido a comorbidade da dor crônica e rigidez articular. As articulações típicas envolvidas pela osteoartrite incluem quadril e joelho, além de mãos, pés e coluna vertebral. Desta forma, a perda da função articular induzida pela osteoartrite desempenha um papel fundamental na incapacidade para o trabalho e na redução da qualidade de vida nos indivíduos afetados.

Embora a osteoartrite acabe afetando todas as articulações do corpo, ela começa com a degradação progressiva da estrutura da cartilagem hialina articular e perda de função (condropenia), geralmente de maneira local. À medida que a condropenia progride, mais danos e erosões da cartilagem ocorrem, causando perda total da cartilagem ao longo do tempo e remodelação anormal do osso subarticular, geralmente acompanhada pelo crescimento de osteófitos. Pode ocorrer também frouxidão dos ligamentos, fraqueza dos músculos periarticulares e sinovite, levando ao desalinhamento devido à inclinação da articulação. Este desalinhamento acelera a deterioração estrutural da articulação, aumentando as forças de carga locais e atua como fator de risco para falha da articulação.

O tratamento mal sucedido da osteoartite, muitas vezes leva a cirurgias de substituição parcial ou total de articulações como o joelho, ao longo do tempo. Uma das potenciais terapias para o tratamento da dor crônica é a ozonioterapia intra-articular, promovendo analgesia e melhor qualidade de vida ao paciente.

Assim, o estudo de Noori-Zadeh et al. (2019), avaliou através de revisão sistemática a eficácia da ozonioterapia intra-articular para alívio da dor em sujeitos com osteoartrite do joelho

Os resultados mostraram que a ozonioterapia intra-articular alivia a dor nos pacientes. Além da ação anti-inflamatória, esse gás exerce seus efeitos terapêuticos modulando uma variedade de vias, incluindo a aceleração do uso da glicose no metabolismo celular, melhorando o metabolismo das proteínas, convertendo ácidos graxos insaturados em compostos hidrossolúveis e aumentando a atividade dos eritrócitos.

Como o tratamento não cirúrgico e menos invasivo de pacientes com osteoartrite nos joelhos é de interesse, a terapia com ozônio pode estar em foco como uma opção de tratamento. Além disso, a ozonioterapia intra-articular pode ser usada em combinação com outra terapia ou isoladamente em indivíduos com osteoartrite e pode atrasar a substituição parcial ou total do joelho em pacientes que sofrem de osteoartrite primária ou secundária.

Em conclusão, os autores do estudo sugerem que o uso de injeção intra-articular de gás ozônio pode ser uma maneira eficaz de aliviar a dor crônica associada à doença.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO AQUI

Referência:

NOORI-ZADEH, A. et al. Intra-articular ozone therapy efficiently attenuates pain in knee osteoarthritic subjects: A systematic review and meta-analysis.  Complement Ther Med, Edinburgh, v.42, [sn], p.240-247, 2019.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.