Ozônio no tratamento de ferida cirúrgica em gato (FIV positivo)

Ozonio no tratamento de ferida cirurgica em gato FIV positivo Philozon | Geradores de Ozônio

Imunodeficiência Viral Felina (FIV), popularmente conhecida como “Aids felina”, é uma infecção viral grave em felinos, ocasionada por um retrovírus. Em decorrência da imunodeficiência, os gatos infectados apresentam dificuldade na cicatrização de feridas após cirurgias, devido à baixa eficiência do sistema imunológico que reduz o processo de epitelização.Ozônio, tratamento para ferida em gato

O estudo de Repciuc et. al. (2020) tem como objetivo relatar a eficiência do tratamento com ozonioterapia em um gato com deiscência de ferida cirúrgica, causada por complicação da FIV.

A pesquisa foi conduzida em um gato doméstico diagnosticado com FIV, que apresentava amiotrofia generalizada do membro anterior direito, além de diversas lesões, devido a esta condição, foi necessário realizar a amputação deste membro. Após a cirurgia, em poucos dias, a ferida já apresentava deiscência, rejeição da sutura e necrose superficial, e continuou a piorar até o estágio em que a ferida estava completamente aberta e com sinais de infecção.

Dessa forma, após tratamento convencional, os profissionais optaram em realizar um protocolo de tratamento com ozonioterapia, com administração de gás ozônio subcutâneo ao redor da ferida na concentração de 15 μg/ml, volume de 1.0-1.5 ml, a cada 48hrs até a epitelização completa do tecido.

Os resultados deste relato de caso sugerem que a ozonioterapia melhora a vascularização do tecido, aumenta o tecido de granulação, como também auxilia na rápida diminuição do tamanho da ferida.
Os autores concluíram, a partir deste relato de caso, que a ozonioterapia tem potencial de ser um tratamento auxiliar em casos de feridas crônicas de difícil cicatrização em gatos FIV positivos. No entanto, mais estudos clínicos são necessários para avaliar os efeitos do ozônio em feridas crônicas em felinos FIV positivos.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:
Repciuc, C.C.; Toma, C.G.; Ober, C.A.; Oana, L.I. Management of Surgical Wound Dehiscence by Oxygen-Ozone Therapy in a FIV-Positive Cat—A Case Report. Acta Vet. Brno 2020, 89, 189–194.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *