fbpx

Eficácia da Ozonioterapia na redução de complicações pós-cirúrgicas de terceiros molares mandibulares impactados

Eficácia da Ozonioterapia na redução de complicações pós-cirúrgicas de terceiros molares mandibulares impactados

Ozonioterapia nas pós-cirurgias de molares

A cirurgia de terceiros molares (siso) é o procedimento cirúrgico ambulatorial mais comum realizado por cirurgiões dentistas. As abordagens cirúrgicas para a remoção de terceiros molares têm sido publicadas desde o século XX. Os resultados de vários ensaios clínicos randomizados já realizados com a Ozonioterapia mostram um efeito benéfico do ozônio na redução de complicações pós-cirúrgicas após cirurgia de terceiros molares mandibulares impactados.

Chaudry et al. (2021) realizam uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar se a aplicação de ozônio adjuvante pode então, oferecer algum benefício no pós-cirúrgico de exodontias do terceiro molar.

Os autores conduziram esta revisão sistemática de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão e os seguintes parâmetros de resultado foram avaliados: dor, inchaço, trismo, qualidade de vida, número de analgésicos consumidos e eventos adversos.

Os resultados mostraram que os pacientes submetidos à aplicação de ozônio adjuvante relataram escores de dor mais baixos do que os pacientes do grupo controle em 24 horas após a cirurgia (IC 95%, -3,94 a -1,56) e em 7 dias (IC 95%, -1,67 a -0,78). A análise conjunta de todos os 4 estudos incluídos revelou uma diferença média padronizada (SMD) no inchaço de -0,44 em 24 horas, 0,63 em 72 horas e -0,87 em 7 dias após a cirurgia no grupo experimental. Estimativas médias mais altas na abertura da boca foram experimentadas por pacientes que receberam ozônio em 24 horas (SMD, 2,74; IC 95%, -1,93 a 7,41; 4 estudos, 133 pacientes), 72 horas (SMD, 2,77; IC 95%, -0,63 a 6,17; 4 estudos, 133 pacientes) e 7 dias após a cirurgia (SMD, 1,42 SMD; IC 95%, -1,34 a 4,18; 4 estudos, 133 pacientes).

Em suma, os autores relatam que evidências levantadas no estudo sugerem que o uso da Ozonioterapia nas pós-cirurgias de molares como adjuvante pode oferecer algum benefício para reduzir a dor, melhorar a qualidade de vida e diminuir a ingestão média de analgésicos após cirurgia de terceiros molares mandibulares impactados, contudo, não é eficaz na redução do edema facial e trismo, que pavimenta o caminho para futuras pesquisas.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Chaudhry K, Rustagi N, Bali R, Khatana S, Kumar S, Kaur A, Kumar P. Efficacy of adjuvant ozone therapy in reducing postsurgical complications following impacted mandibular third-molar surgery: A systematic review and meta-analysis. J Am Dent Assoc. 2021 Oct;152(10):842-854.e1. doi: 10.1016/j.adaj.2021.05.006. PMID: 34579810.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.