fbpx

Ozonioterapia no tratamento de infecção por Parvovirose canina

Ozonioterapia no tratamento de infecção por Parvovirose canina

A Parvovirose canina é uma doença infecciosa causada pelo Parvovírus Canino (CPV), que pode ocasionar quadros severos de vômitos e diarreia. Essa patologia é mais comum em cachorros filhotes não imunizados. O tratamento convencional da doença é uma terapia de suporte com antibióticos, antieméticos e anti-inflamatórios. No entanto, a alta mortalidade registrada e o alto custo fazem com que grande parte dos tutores opte pela eutanásia.

Em busca de novas alternativas, o estudo de Santos et. al (2023) propôs um protocolo de tratamento com ozonioterapia em cães afetados pela Parvovirose canina utilizando Lactato de Ringer ozonizado, com o objetivo de obter uma melhora clínica e reduzir o tempo de hospitalização dos animais.

A pesquisa foi realizada em 4 cães com idade de 2 a 3 meses. Antes do tratamento, seus parâmetros foram avaliados, como episódios de vômito e diarreia, peso, turgor da pele, entre outros. Para o tratamento, os animais foram divididos aleatoriamente em um grupo controle e no grupo experimental tratado com ozônio. Ambos os grupos receberam o tratamento convencional com antibióticos, antieméticos e anti-inflamatórios. No entanto, somente o grupo experimental foi submetido à administração intravenosa de 500 ml de Lactato de Ringer ozonizado.

Os resultados da pesquisa demonstraram que, após 48h, ambos os animais do grupo experimental tiveram uma diminuição mais rápida dos episódios de diarreia e também um tempo de internação mais curto em comparação com o grupo controle.

Como resultado, os autores concluíram que a ozonioterapia está relacionada com a resolução mais rápida de episódios de diarreia, além de reduzir o tempo de internação dos animais. Apesar de ser um estudo inicial, os autores acreditam que a ozonioterapia possui um potencial significativo como tratamento para Parvovirose canina.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Santos, T. G., Orlandin, J. R., Almeida, M. F., Scassiotti, R. F., Oliveira, V. C., Santos, S. I. P., Pereira, V. M., Pinto, P. A. F., Mariano Junior, C. G., & Ambrósio, C. E. (2023). Ozone therapy: protocol for treating canine parvovirus infection. Brazilian Journal of Veterinary Medicine, 45, e004622. https://doi.org/10.29374/2527-2179.bjvm004622

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.