fbpx

Philozon explica: Aplicações do óleo ozonizado na odontologia

Cerca de 90% das patologias orais apresentam como fator etiológico primário a infecção, seja de origem bacteriana, fúngica ou viral. Além disso, todo processo infeccioso necessariamente apresenta inflamação associada, como uma resposta do organismo frente à um agente infeccioso.

Com base nesta informação, na Odontologia, as substâncias com potencial antisséptico e anti-inflamatório são amplamente utilizadas no tratamento de inúmeras condições e doenças, sendo associadas à outras terapêuticas ou não.

As primeiras evidências clínicas do uso dos óleos ozonizados surgiram em 1859 e desde então esta forma de utilização do ozônio vem sendo amplamente estudada. Por serem obtidos a partir da reação química entre o ozônio (gás) e os ácidos graxos insaturados de óleos vegetais, os óleos ozonizados apresentam maior estabilidade quando comparados ao gás ozônio e à água ozonizada. Essa reação química de ozonização dos óleos produz novas moléculas estáveis ​​como cetonas, aldeídos e também vários compostos oxigenados, como hidroperóxidos, ozonídeos, peróxidos, diperóxidos e poliperóxidos, seguindo um mecanismo descrito por Criegee em 1975.

Os óleos ozonizados apresentam uma série de efeitos clínicos benéficos, incluindo ação antimicrobiana contra várias cepas, incluindo S. aureus e S. epidermidis, ambas suscetíveis e resistentes à antibióticos como a meticilina (Lezcano et al., 2000). Além disso, foi relatado que o tratamento tópico com óleo ozonizado ativa a microcirculação local, melhora a oxigenação celular, estimula os sistemas antioxidantes e estimula o reparo tecidual assim como a cicatrização de lesões (Bocci, 2000).

Na odontologia, a aplicação de óleos ozonizados vem acompanhando os avanços e abordagens terapêuticas com alta eficácia e elevada biocompatibilidade. Estudos científicos demonstram a aplicabilidade em várias especialidades odontológicas e afecções bucais.

No campo das lesões orais, a literatura mostra o auxílio no tratamento das lesões de osteonecrose e osteomielite, herpes labial, candidíase oral e queilite angular, bem como redução da sensação de queimação do líquen plano oral após tratamento com óleo ozonizado. Para condições como ulcerações aftosas recorrentes, estomatite, úlceras traumáticas e lesões vesículo-bolhosas, o uso de óleo ozonizado pode auxiliar no alívio da sintomatologia dolorosa e promover a aceleração do processo de reparação tecidual.

A aplicação tópica de óleos vegetais ozonizados após procedimentos cirúrgicos e implantodontia também tem demonstrado um reparo tecidual mais rápido e uma melhor recuperação pós-cirúrgica. Além disso, na saúde periodontal e periimplantar a aplicação destes óleos tem se mostrado uma proposta de tratamento promissora e eficaz, auxiliando no controle de placa dentária, diminuindo sua adesão, reduzindo metaloproteinases que degradam o tecido periodontal e atenuando a inflamação gengival. Inclusive, uma proposta importante no controle e prevenção destas condições surge com as novas formulações de cremes e géis dentais contendo o óleo ozonizado como um ativo em sua composição.

Tendo em vista todos os benefícios citados anteriormente, a ampla variedade de aplicações clínicas, o baixo custo e a via de aplicação não ser invasiva, os óleos ozonizados podem ser considerados um tratamento promissor com excelentes resultados científicos e clínicos, além de apresentar elevada biocompatibilidade, ou seja, não causa efeitos agressivos ou deletérios para a cavidade bucal, assim como outros agentes antissépticos comumente utilizados na odontologia.

 

Sugestão de leitura:

Rodrigues KL, Cardoso CC, Caputo LR, Carvalho JC, Fiorini JE, Schneedorf JM. Cicatrizing and antimicrobial properties of an ozonised oil from sunflower seeds. Inflammopharmacology. 2004;12(3):261-70. doi: 10.1163/1568560042342275. PMID: 15527550.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.