Em Ponta Grossa, no Paraná, a Ozonioterapia já faz parte do arsenal terapêutico do principal hospital da região. O grupo coordenado pelos Professores Dr. Edson Alves (Coordenador de Odontologia- Prefeitura de Ponta Grossa), Dr. Paulo Roberto Pagano (Coordenador do programa de Ozonioterapia na Odontologia), Dra. Rosangela Pironti de Castro (Especialista em Odontogeriatria, Habilitação em Odontologia Hospitalar e Habilitação em Ozonioterapia) e pelo Dr. Francisco Ciesielski (Mestre e Doutor em Estomatologia), iniciou em 2018 um projeto junto a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ponta Grossa/Paraná, para realizar um programa piloto de Ozonioterapia na Odontologia em conjunto com a equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital Municipal Dr Amadeu Puppi.
O projeto foi concebido para ser implementado nos procedimentos cirúrgicos realizados pela equipe de odontologia Hospitalar em pacientes que realizaram quimioterapia e radioterapia em câncer de boca, realizando aplicações de ozônio em lesões de osteorradionecrose visando eliminar processos infecciosos, promovendo bioestimulação óssea, reparação tecidual da mucosa e do próprio tecido ósseo.
No início de 2019, foi incorporado o acompanhamento de pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo, do hospital, para higienização bucal de pacientes entubados e na assepsia de pacientes com traqueostomia, com o aval da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH.
Os resultados das ações foram imediatos, com excelente aceitação pela equipe médica e de enfermagem. Com isso, o uso dos óleos ozonizados se estendeu a outras áreas do hospital, inclusive no tratamento de feridas e escaras em pacientes acamados, principalmente naqueles que não respondiam aos antibióticos convencionais. Além disso, o uso de óleos ozonizados mostrou-se altamente eficaz nesses casos.
O grupo de professores foi convidado a realizar o treinamento das equipes de enfermagem e está sendo integrado a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH, para que os benefícios da ozonioterapia possam ser um procedimento padrão dentro do hospital.
Atualmente no hospital a Ozonioterapia está sendo utilizada em diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo as exodontias, além de cistos bucais, DTM entre outros. A equipe que está Habilitada em Ozonioterapia vem sendo requisitada para acompanhamento de vários pacientes, inclusive por profissionais médicos que desejam conhecer melhor a técnica e suas ações que solucionam casos críticos de forma satisfatória.