Tratamento de Onicomicose com Ozonioterapia combinada com laser

Tratamento de Onicomicose com Ozonioterapia combinada com laser Philozon | Geradores de Ozônio

A onicomicose é uma infecção das unhas, ocasionada por fungos que degradam a queratina, que causa descoloração das unhas, descolamento da borda da unha e espessamento, deixando as unhas duras e grossas. Esses sintomas podem reduzir a qualidade de vida do paciente, devido a dor, parestesia e estresse ou até mesmo, dificultar as relações sociais.

O estudo in vitro e ex vivo de Fernández et al. (2021) foi realizado com um protótipo de equipamento que combina o uso de terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) e ozônio, com o propósito de proporcionar um tratamento rápido e universal para as principais espécies de fungos que causam a onicomicose.

A pesquisa foi conduzida com um equipamento que possuia a combinação de dois lasers de diodo duplo em comprimentos de onda de 405 nm e 639 nm, de forma contínua, juntamente com diferentes concentrações de ozônio, variando entre 20 ppm e 80 ppm. Para avaliar a eficácia do equipamento, foram utilizadas cepas de fungos crescendo em meio de ágar BDA e nas amostras de cascos de porco. Assim, estes fungos foram expostos ao equipamento com variação de tempo entre 10 e 30 minutos para avaliar a diferença da efetividade com o tempo de ação.

Os resultados demonstraram que nos experimentos in vitro, o tratamento combinado com duração de 30 minutos e concentração de ozônio de 40 ppm foi eficaz na inibição do crescimento de todas as espécies de fungos, exceto S. brevicaulis. Já nos experimentos ex vivo, com a mesma duração e concentração de ozônio, houve inibição total de A. chrysogenum e E. floccosum, enquanto T. mentagrophytes e T. rubrum apresentaram 75% de inibição do crescimento, além de atraso na esporulação de M. canis. 

Os autores concluíram que a combinação de laser de baixa intensidade e ozônio tem potencial de ser desenvolvido como uma terapia rápida para onicomicose humana, como uma alternativa potencial ao uso de medicamentos antifúngicos e tratamentos de longa duração, devido a efetividade na inibição total de 7 dos 8 fungos estudados, além de não apresentar toxicidade a pele humana.

Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Fernández J, del Valle Fernández I, Villar CJ, Lombó F (2021). Combined laser and ozone therapy for onychomycosis in an in vitro and ex vivo model. PLoS ONE 16(6): e0253979. https:// doi.org/10.1371/journal.pone.0253979

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *