fbpx

A Ozonioterapia é uma pseudociência?

ozonioterapia-pseudociencia

Ozonioterapia e Pseudociência 

Assim, o ambiente de nossas células, cuja produção de energia está diretamente ligada à queima de oxigênio, pode ser mediado por defesas comuns provavelmente ligadas a via de sinalização mediada por NRF-2.

O NRF-2 é uma proteína que se constitui como um caminho bioquímico crítico para a saúde, sendo uma importante via para o aumento das defesas antioxidantes do corpo. Esta proteína é capaz de influenciar a expressão genética e a transcrição de outras proteínas. Dentre elas estão as enzimas antioxidantes, que protegem o corpo contra o estresse oxidativo crônico, danos e inflamação.

Inúmeros estudos como o de Galiè et al. (2019) mostram que a exposição a baixas concentrações de Ozônio para fins terapêuticos atua na via NRF-2. Inclusive, os autores sugerem que esta ativação do NRF-2 é um fator chave para a eficácia dos tratamentos com O2-O3. Assim, a Ozonioterapia exerce efeitos positivos, especialmente em doenças que apresentam estresse oxidativo e inflamação como eventos etiopatológicos primários.

Após muitos anos de estudo, o tratamento de ozônio pode ser melhor definido como um recurso para apoiar nosso corpo e preveni-lo, e não como uma terapia médica. Isso não significa que o ozônio não possa ser um complemento fundamental para a farmacoterapia e cirurgia, muito pelo contrário, é uma ajuda excelente tanto para favorecer a ação das drogas como para a redução dos efeitos colaterais inevitáveis.
Apesar de tantos estudos, pesquisas e artigos, ainda há obstáculos para sua disseminação mais ampla.

Sabemos que a adaptação celular ao estresse oxidativo é modulada com sucesso por um incrível mecanismo intracelular: o NRF-2; mas percebemos que até hoje há pouca credibilidade.

Até o momento podemos encontrar pelo menos 57.392 artigos no “PubMed” que contém o termo “Nrf-2”, dos quais 45.091 com a palavra-chave “Estresse Oxidativo”, 1.328 com o termo “Ozônio” e 100 com “Terapia de Ozônio”.

Os números acima demonstram definitivamente que o estresse oxidativo moderado, e ozônio em particular, é capaz de modular a atividade NRF-2.

A Ozonioterapia pode ser considerada uma aliada estratégia da medicina ortodoxa, principalmente no caso de doenças raras que ainda necessitam de tratamentos farmacológicos adequados.

Discordamos completamente dos pensamentos de que o ozônio é sempre tóxico, deixando de lado as bases mais simples da toxicologia e fisiologia humana com total desrespeito pelo avanço do conhecimento, por isso considerar a ozonioterapia pseudociência está na seara da desinformação e falta de acompanhamento da evolução desta terapia ao longo de suas evidências já bastante divulgadas e acessíveis.                 

Referência:

Re L. Ozone in Medicine: Alguns Pontos de Reflexão. Front Physiol. 2022 Feb 23;13:842229. doi: 10.3389/fphys.2022.842229

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 Comentários

    • Olá Israel

      Obrigado por interagir conosco!

      O ozônio é nossa essência, é a causa que nós respeitamos e defendemos através da ética, conhecimento e comprovação científica.

      Pensando nisso, todas as matérias publicados em nosso blog são embasadas em artigos científicos, fontes seguras e confiáveis. Inclusive recentemente, publicamos um artigo falando sobre as evidencias da Ozonioterapia, vou deixar o link aqui caso queira conferir.

      https://philozon.com.br/evidencia-cientifica-ozonioterapia/

      Abraço 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.