fbpx

Ozonioterapia em 65 pacientes com fibromialgia: uma terapia eficaz

Ozonioterapia em 65 pacientes com fibromialgia: uma terapia eficaz

A fibromialgia é uma doença crônica com sintomatologia muito complexa. Embora a dor intensa generalizada seja considerada o sintoma cardinal da doença, muitos outros sintomas associados, especialmente sono não restaurador, fadiga crônica, ansiedade e sintomas depressivos também desempenham um papel relevante no grau de deficiência característica da doença.

Fibromialgia e ozonioterapia – tratamentos e efeitos

 A ozonioterapia, é utilizada no tratamento de uma ampla gama de doenças e parece ser particularmente útil no tratamento de doenças crônicas, exercendo um estresse oxidativo moderado, transitório e controlado que promove uma regulação positiva do sistema antioxidante e uma modulação do sistema imunológico. De acordo com esses mecanismos de ação, o estudo de Tirelli et al. (2019) avaliou os efeitos da ozonioterapia no manejo da fibromialgia, onde as terapias empregadas muitas vezes são ineficazes.

Sessenta e cinco pacientes com fibromialgia, de acordo com a definição do American College of Rheumatology (Arthritis Rheum 1990; 33: 160-172), foram tratados na Clínica MEDE (Sacile, Pordenone, Itália) de fevereiro de 2016 a Outubro de 2018. Foram incluídos 55 mulheres e 10 homens; a idade variou de 30 a 72 anos e o tempo de diagnóstico de fibromialgia de 0,5 a 33 anos. O tratamento foi feito por auto-hemoterapia em 55 pacientes e por insuflação retal de ozônio em 10 pacientes, de acordo com os protocolos da SIOOT (Scientific Society of Oxygen Ozone Therapy), duas vezes por semana durante um mês e depois duas vezes por mês como terapia de manutenção.

Foi encontrado melhora significativa (> 50% dos sintomas) em 45 pacientes (70%). Nenhum paciente relatou efeitos colaterais importantes. Em conclusão, este um dos maiores estudo de pacientes com fibromialgia tratados com ozonioterapia relatado na literatura e demonstra que a ozonioterapia é um tratamento eficaz para pacientes com fibromialgia sem efeitos colaterais significativos.

Os autores concluíram que no momento, a ozonioterapia parece um tratamento que, também por não apresentar nenhum efeito colateral, pode ser proposto a pacientes com fibromialgia que não estão obtendo resultados adequados com os demais tratamentos disponíveis e pode ser considerada como medicina complementar/integrativa.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Tirelli U, Cirrito C, Pavanello M, Piasentin C, Lleshi A, Taibi R. Ozone therapy in 65 patients with fibromyalgia: an effective therapy. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2019 Feb;23(4):1786-1788. doi: 10.26355/eurrev_201902_17141. PMID: 30840304.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.