Deprecated: Creation of dynamic property ElementorPro\Plugin::$updater is deprecated in /home/u729504410/domains/philozon.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/plugin.php on line 452

Deprecated: version_compare(): Passing null to parameter #2 ($version2) of type string is deprecated in /home/u729504410/domains/philozon.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor/core/experiments/manager.php on line 167
Água ozonizada e Óleo Ozonizado para o tratamento de feridas epiteliais: uma revisão sistemática e metanálise - Philozon

Água ozonizada e Óleo Ozonizado para o tratamento de feridas epiteliais: uma revisão sistemática e metanálise

Água ozonizada e Óleo Ozonizado para o tratamento de feridas epiteliais: uma revisão sistemática e metanálise

Água ozonizada e óleo ozonizado – uso tópico

As formas tópicas de terapias com ozônio, incluindo óleos ozonizados ou água ozonizada, ganharam amplo interesse e uso crescente globalmente como componente de estratégias de tratamento de feridas. Diferentes técnicas de fabricação produzem óleos ozonizados e água ozonizada. Enquanto os óleos ozonizados resultam em um composto mais estável, a água ozonizada é facilmente produzida no momento do uso, e sua eficácia é alcançada rapidamente, muitas vezes em segundos.

Conforme literatura de embasamento do estudo citado, os usos terapêuticos potenciais do ozônio tópico incluem feridas crônicas refratárias, úlceras do pé diabético e úlceras de estase venosa. Embora profissionais de saúde de todo o mundo aceitem o ozônio tópico como uma opção viável de tratamento, no Brasil muitos ainda consideram os tratamentos tópicos com ozônio como “medicina alternativa”, apesar do crescente apoio da literatura.

Por causa destes usos, o objetivo da revisão sistemática e meta-análise de Romary et al. (2022) foi avaliar o potencial terapêutico do ozônio tópico no tratamento de feridas de mamíferos. Uma busca estruturada em cinco bases de dados científicas retornou um total de 390 estudos únicos. Destes, 22 estudos foram incluídos nesta revisão.

Quatro estudos forneceram dados suficientes para serem incluídos em uma meta-análise avaliando o tempo para completar a cicatrização de feridas. Todos os estudos foram ensaios clínicos randomizados de humanos ou outros animais mamíferos que relataram sinais clínicos de cicatrização de feridas. Cada estudo foi analisado criticamente por uma avaliação de seis pontos do risco de viés.

Os achados mostraram que feridas tratadas com ozônio tópico tiveram uma redução maior no tamanho da ferida do que feridas semelhantes tratadas com controles ou tratamento padrão em todos os estudos. Aqueles tratados com água e óleo ozonizado também tiveram um tempo menor para cicatrização de feridas em aproximadamente uma semana. Em conclusão, o ozônio tópico contribuiu para melhorar a cicatrização de feridas em todos os estudos.

Em suma, os autores concluem que ao utilizar a água ozonizada e óleo ozonizado uso tópico, embora experimentos humanos adicionais sejam úteis para quantificar os efeitos específicos do ozônio na cicatrização de feridas em comparação com o tratamento padrão, o ozônio tópico deve ser considerado como parte de uma estratégia geral de gerenciamento de feridas.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Romary DJ, Landsberger SA, Bradner KN, Ramirez M, Leon BR. Liquid ozone therapies for the treatment of epithelial wounds: A systematic review and meta-analysis. Int Wound J. 2022 Sep 3. doi: 10.1111/iwj.13941. Epub ahead of print. PMID: 36056800.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.