fbpx

Auto-hemoterapia com ozônio combinada com terapia farmacológica para Insônia comórbida e Síndrome da Dor Miofascial: um estudo prospectivo randomizado controlado

auto-hemoterapia com ozônio e sindrome da dor miofascial

A síndrome da dor miofascial é uma condição crônica que causa dor e inflamação no sistema músculo-esquelético, sendo caracterizada pela presença de pontos-gatilho nos músculos que irradiam a dor para a área afetada quando ocorre uma pressão, ou até mesmo sem nenhum estímulo. 

Assim, como consequência da dor intensa ocasionada pela síndrome, surge uma comorbidade comum e debilitante, a insônia, que agrava ainda mais a condição, pois a falta de sono provoca aumento do cansaço e da sensação de dor.

Considerando isso, o estudo de Shen et al. (2022) tem como objetivo avaliar a eficácia e a segurança da auto-hemoterapia com ozônio medicinal combinada com a terapia farmacológica para insônia comórbida e síndrome da dor miofascial.

A pesquisa foi conduzida em 103 pacientes que foram distribuídos de forma randomizada em dois grupos, um grupo controle (n=50) e um grupo tratado com auto-hemoterapia ozonizada (n=53). Assim, ambos os grupos foram tratados com terapia farmacológica utilizando medicações para insônia e para dor intensa, durante 3 semanas.

No entanto, somente o segundo grupo foi tratado com a combinação da terapia farmacológica e da auto-hemoterapia maior ozonizada com a infusão venosa de 100 ml de sangue ozonizado na concentração de 20 µg/ml na primeira semana, 30 µg/ml na segunda semana e 40 µg/ml na terceira semana.

Os resultados demonstraram que o grupo tratado com auto-hemoterapia com ozônio medicinal apresentou uma melhora significativa da qualidade do sono, diminuição da dor e melhora do humor dos pacientes, em comparação com o grupo controle. Assim como, não foram observados efeitos adversos em nenhum grupo.

Os autores concluíram que em comparação ao tratamento somente com a terapia farmacológica, a auto-hemoterapia ozonizada combinada com a terapia farmacológica foi capaz de melhorar a insônia e reduzir a intensidade da dor, além de melhorar o humor e aliviar a fadiga dos pacientes sem apresentar efeitos adversos e complicações

 Clique aqui e faça download do artigo. 

Referência:

Shen W, Liu N, Ji Z, Fang H, Liu F, Zhang W, Yu X, Wang M, Zhang J, Wang X. Combining Ozonated Autohemotherapy with Pharmacological Therapy for Comorbid Insomnia and Myofascial Pain Syndrome: A Prospective Randomized Controlled Study. Pain Res Manag. 2022 Nov 23;2022:3562191. doi: 10.1155/2022/3562191. PMID: 37214227; PMCID: PMC10195166.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.