fbpx

Avaliação biológica experimental da Ozonioterapia no tratamento de candidíase oral em ratos imunossuprimidos

Ozonioterapia no tratamento de candidíase oral em ratos imunossuprimidos

A candidíase oral é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans na boca, que geralmente se prolifera por causa de alterações na imunidade. Em condições de saúde, este fungo vive na pele e na mucosa mas, sem causar problemas em aproximadamente 1/3 da população. No estudo que descrevemos abaixo,  apresentamos os resultados da aplicação da Ozonioterapia em testes no combate à candidíase.   

Em indivíduos imunossuprimidos, o fungo C. albicans torna-se oportunista e causa problemas graves de infecção na boca e no esôfago, devido a deficiência do funcionamento das células T, sendo um mecanismo imune essencial de combate ao fungo.

O estudo de Amin LE. (2018) tem como objetivo desenvolver um modelo experimental em ratos imunossuprimidos para avaliar a eficácia da ozonioterapia contra a candidíase oral.

O estudo foi realizado em 60 ratos que foram imunossuprimidos com Dexametasona, após isso, houve a proliferação induzida de C. albicans na cavidade oral dos ratos. Em alguns ratos, o tratamento foi realizado por meio de injeção intraperitoneal com gás ozônio (70 μg/cm³), enquanto outros fizeram o tratamento convencional com Mycostatin e o restante fez parte do grupo controle.

Os resultados da investigação histológica mostraram que o gás ozônio reduziu gradualmente a atrofia das papilas linguais e diminuiu a infiltração de C. albicans na mucosa. Em comparação com os ratos que não receberam o tratamento com ozônio, o gás teve um efeito benéfico significativo. É importante notar que esses resultados foram obtidos a partir de uma análise cuidadosa e rigorosa dos dados. 

Em suma,  autor concluiu que a ozonioterapia tem potencial de beneficiar o tratamento, devido às suas propriedades fungicidas, além de proporcionar uma melhora da resposta imune contra a candidíase oral.

Clique aqui e faça download do artigo completo. 

Referência:

Amin LE. Biological assessment of ozone therapy on experimental oral candidiasis in immunosuppressed rats. Biochem Biophys Rep. 2018 Jul 11;15:57-60. doi: 10.1016/j.bbrep.2018.06.007. PMID: 30069501; PMCID: PMC6067064.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.