Principais características da molécula de Ozônio

Principais caracteristicas da molecula de Ozonio Philozon | Geradores de Ozônio

O ozônio é composto por três moléculas de oxigênio, sendo a forma alotrópica do oxigênio, conhecido também como oxigênio ativado. Esta biomolécula possui odor característico e apresenta diversas propriedades químicas e biológicas.

O processo de formação do ozônio ocorre naturalmente, através de descargas elétricas que rompem as moléculas de oxigênio e se unem formando o ozônio.

Dessa forma, a molécula de O3 apresenta 3 principais características, sendo elas:

Instabilidade: Por apresentar uma estrutura química instável, o ozônio rapidamente tende a retornar ao seu estado original de oxigênio molecular (O2). Sendo assim, o resíduo no ambiente após a produção do ozônio é o oxigênio, não apresentando nenhuma forma residual poluente ou tóxica para pessoas e animais.

Oxidação: Alguns elementos químicos são propícios a doar elétrons e outros a receber, assim, o processo de oxidação e redução é a troca desses elétrons entre os elementos químicos. Dessa forma, o ozônio recebe elétrons, ou seja, é um agente oxidante. Os elementos que doam elétrons, sofrem oxidação, sendo agentes redutores.

O ozônio possui um elevado potencial de oxidação de 2,07 V, comparado ao cloro (1,36 V) e oxigênio (1,23 V), perdendo apenas para o flúor e para o radical livre hidroxila, sendo o terceiro maior oxidante natural presente em nosso planeta. Portanto, é capaz de oxidar muitos compostos orgânicos e inorgânicos, recebendo mais elétrons que o cloro e agindo como um poderoso germicida.

Reatividade: Já que o ozônio é altamente oxidante, isto favorece a sua capacidade de reação com outras moléculas presentes no meio, produzindo novos subprodutos.

Desse modo, essas características conferem ao ozônio uma gama de aplicações, sendo utilizado em diversas áreas da saúde, processos industriais, tratamento de água, alimentos, gases, efluentes e também como agente clareador/branqueador.

Para receber mais informações sobre o ozônio e saber de todos os seus benefícios, siga nas nossas Redes Sociais e assine nossa Newsletter para acompanhar as novas descobertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *