fbpx

Avaliação Comparativa do Efeito da Ozonioterapia e da Terapia Fotodinâmica no Tratamento não Cirúrgico da Periodontite Crônica

Avaliação Comparativa do Efeito da Ozonioterapia e da Terapia Fotodinâmica no Tratamento não Cirúrgico da Periodontite Crônica

A Doença Periodontal é uma infecção crônica produzida por bactérias, em níveis elevados, causada por componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto. Trata-se de uma doença sítio-específica, que evolui continuamente com períodos de exacerbação e de remissão, resultando em resposta inflamatória e imune do hospedeiro à presença do biofilme dental.  Num caso destes, pesquisadores buscaram  avaliar  qual o efeito da Ozonioterapia num tratamento não cirúrgico de periodontite crônica.     


A pesquisa de Ameyaroy et al. (2020) através de um estudo longitudinal de boca dividida comparou e avaliou o efeito da água ozonizada e da terapia fotodinâmica (TFD) no tratamento não cirúrgico da periodontite crônica, juntamente com o procedimento de raspagem/desbridamento mecânico.

 

Efeitos da Ozonioterapia e Fotodinâmica no trato não cirúrgico da periodontite crônica


Foram incluídos no estudo vinte e dois pacientes diagnosticados com periodontite crônica generalizada. Após a avaliação do índice gengival (inflamação gengival), profundidade da bolsa periodontal e perda de inserção clínica, todos os pacientes foram submetidos a raspagem e aplainamento radicular de todos os dentes da boca.


Os quadrantes superior direito e esquerdo de cada paciente foram considerados locais da amostra no estudo. Entre esses locais de boca dividida, o quadrante superior direito de cada paciente foi submetido a irrigação com água ozonizada com uma agulha de calibre 22 e o quadrante superior esquerdo foi tratado com terapia fotodinâmica, que envolveu irrigação de sulco com corante verde de indocianina (0,05 mg / ml) seguido por aplicação de laser de diodo de baixo nível a 0,5 W e 810 nm (AMD Picasso) através de uma ponta de fibra ótica de 10 mm de comprimento, ângulo padrão de 60 ° e diâmetro do núcleo de fibra de 400 µm no modo de onda contínua sem contato.


Os pacientes foram convocados regularmente no 2º e 4º meses e a terapia foi repetida nos mesmos locais da mesma maneira. Os parâmetros clínicos registrados antes do estudo foram avaliados novamente no final do período de 2 e 6 meses.


Após os tratamentos os autores observaram uma redução estatisticamente significativa (P <0,05) nos escores do índice gengival (inflamação gengival) nos dois grupos de estudo em todos os intervalos do estudo. Nos pacientes tratados com a Ozonioterapia, observou-se diferença estatisticamente significante para os valores totais da profundidade da bolsa periodontal entre a linha de base e o 2º mês (P = 0,000), a linha de base e o 6º mês (P = 0,000) e entre o 2º e o 6º mês (P = 0,029).

Já no grupo TFD, pelo contrário, foi observada uma diferença estatisticamente significante nos valores da profundidade total da profundidade da sondagem periodontal entre a linha de base e o 2º mês (P = 0,000) e a linha de base até o 6º mês (P = 0,000), mas uma diferença significativa semelhante não foi observada entre os períodos do segundo e do sexto mês (P = 0,269).


No grupo Ozonioterapia, observou-se uma diferença estatisticamente significativa para a perda total de inserção clínica entre o início e o 2º mês (P = 0,000), o início e 6 meses (P = 0,000) e o 2º e o 6º mês (P = 0,019). No grupo TFD, uma diferença estatisticamente significativa em termos de sua melhoria foi observada em intervalos entre os valores basais e 2 meses (P = 0,000) e entre os valores basais e 6 meses (P = 0,000), mas não entre os 2 e 6 meses (P = 0,129).


Assim, os autores concluíram que os resultados do estudo mostraram que o tratamento com água ozonizada e TFD sub-gengival melhoraram igualmente os resultados clínicos do tratamento após a raspagem/desbridamento mecânico no final dos primeiros 2 meses. Posteriormente, demonstrou-se uma melhora constante ao longo do período do estudo, com resultados ligeiramente melhores com a Ozonioterapia em comparação com o TFD.

AMEYAROY, D. K. et al. Comparative evaluation of the effect of Ozone therapy and Photodynamic therapy in non-surgical management of Chronic periodontitis: A split mouth longitudinal study. J Indian Soc Periodontol, [s.v], [s.n], p.1-7, 2020.

ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO AQUI

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.