fbpx

Efeito da Ozonioterapia na cicatrização de feridas na mucosa bucal de ratos

Efeito da Ozonioterapia na cicatrização de feridas na mucosa bucal de ratos

Nossa história sempre foi pautada pelo avanço científico, quem nos acompanha sabe o quanto priorizamos as pesquisas e estudos sobre a molécula de O3.

Por isso, o conteúdo científico desta semana é especial, um artigo publicado por um grupo de pesquisadores brasileiros, realizado com um equipamento Philozon. Parabenizamos ao Dr. Robson Pchepiorka e colaboradores pela pesquisa e pelo trabalho que fornece evidências científicas sobre o efeito do Ozônio na cicatrização de feridas.

A Ozonioterapia é um tratamento muito conhecido por suas propriedades curativas, sendo amplamente utilizado para acelerar o processo de cicatrização, reduzindo a resposta inflamatória e o edema (inchaço). Para a cura da mucosa epitelial, o ozônio pode ser administrado topicamente por três vias distintas: aplicação de gás, óleos ozonizados e água ozonizada.

O objetivo do estudo de Pchepiorka et al. (2020) foi avaliar os efeitos da Ozonioterapia na cicatrização de feridas formadas experimentalmente na cavidade oral de ratos.

Para a metodologia do estudo, foram geradas duas feridas cirúrgicas nas bochechas de 24 ratos Wistar, bilateralmente. Metade dos animais foi submetida à Ozonioterapia em ambas as feridas (grupo experimental) e a outra metade não recebeu tratamento (grupo controle). No grupo experimental, as feridas foram expostas ao gás ozônio 1, 2 ou 3 (60 μg/mL) vezes.

A avaliação da cicatrização de feridas da mucosa bucal foi acompanhada por 1, 3 e 7 dias. Foi analisada a distribuição de neutrófilos, fibroplasia e angiogênese. As amostras foram classificadas em uma escala numérica de cicatrização de acordo com a intensidade inflamatória. Os dados foram submetidos aos testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (α = 0,05).

No dia 1, as feridas eram semelhantes em ambos os grupos, as lesões estavam abertas e com sangramento ligeiramente menor no grupo de terapia com ozônio. No dia 3, o grupo com ozonioterapia estava quase todo remodelado e com maior angiogênese, enquanto o grupo controle ainda apresentava mais pontos sanguíneos e vasos sanguíneos mais baixos. No dia 7, ambas feridas foram remodeladas, com maior fibroplasia no grupo que recebeu ozonioterapia.

Os autores concluíram que a terapia com Ozônio foi eficaz na melhora da angiogênese e contagem de fibroblastos na mucosa bucal de ratos.

BAIXE O CONTEÚDO EM PDF AQUI

Referência:

Pchepiorka R, Moreira MS, Lascane NADS, Catalani LH, Allegrini S Jr, de Lima NB, Gonçalves EF. Effect of ozone therapy on wound healing in the buccal mucosa of rats. Arch Oral Biol. 2020 Nov;119:104889.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.