fbpx

Efeitos biológicos do Ozônio no organismo

Efeitos biológicos do Ozônio

O ozônio é uma molécula gasosa natural composto por três átomos de oxigênio (O3), sendo muito conhecida como oxigênio ativado por apresentar um átomo a mais de O na sua estrutura molecular. Pode-se dizer que é uma forma alotrópica do oxigênio.

Quando utilizado dentro de uma janela terapêutica, interage muito bem com as células, apresentando efeitos biológicos gerados pelas ROS e LOPS no nosso organismo, fundamentais para a regulação e ativação de inúmeras funções celulares e teciduais, o que justifica a sua aplicabilidade em tantas patologias.

Para o ozônio ter ação, depende principalmente de concentração e tempo de contato. Ele não terá efeito se não estiver dimensionado corretamente.

O ozônio pode ser utilizado para modular funções celulares ou como antimicrobiano tópico, dependendo da concentração, via de aplicação e condições biológicas. Inúmeras evidências científicas suportam sua utilização clínica.

Produz estresse oxidativo leve, transitório e controlado que gera uma série de respostas biológicas, como:

-Melhora o metabolismo do oxigênio: Aumento da produção de ATP, ativador mitocondrial, melhorando o metabolismo celular.

-Ativação do NRF-2: O3 atua na via NRF-2, ou seja, exerce efeitos positivos em doenças que apresentam estresse oxidativo e inflamação como eventos etiopatológicos primários.

-Regulação do Sistema Antioxidante: Acelera a atividade antioxidante endógena e normalização do desequilíbrio da peroxidação lipídica.

-Regulação do Sistema Imune: Estimula a proliferação de células imunocompetentes e síntese de imunoglobulinas.

-Modulação de Citocinas e Interferon: Reduz as citocinas inflamatórias e aumenta as citocinas anti-inflamatórias. Redução de dor e edema pós procedimento.

-Ação Germicida do Ozônio Tópico: ação bactericida, virucida e fungicida. Nos tratamentos tópicos, é observado a inativação de microrganismos por ação direta do ozônio, com ruptura oxidativa de suas membranas.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.