fbpx

Efeitos do ozônio em pacientes com periodontite

Efeitos do ozônio em pacientes com periodontite

A periodontite é uma doença inflamatória que apresenta como fator etiológico primário a placa bacteriana aderida a superfície da raiz dos dentes. Nestes casos há perda do osso alveolar, formação de bolsas periodontais profundas e, com o tempo, perda de suporte e aumento da mobilidade dos dentes.

O estudo de Ramirez-Peña et. al. (2022) tem como objetivo avaliar a efetividade do ozônio medicinal em bolsas periodontais de pacientes com periodontite crônica generalizada.

A metodologia do estudo consistiu na seleção de 32 pacientes (idade entre 34 e 64 anos) diagnosticados com periodontite crônica generalizada nos estágios II e III. Na sequência, a boca de todos os pacientes foi dividida em quatro quadrantes para realizar a aplicação aleatória de ozônio (grupo experimental) e de ar atmosférico (grupo controle) em quatro sessões.

Dessa forma, foram realizadas injeções de ozônio nas bolsas periodontais na quantidade de 2 mL e na concentração de 30 µg/mL, como também injeções de ar na mesma quantidade em diferentes quadrantes da boca.

Os resultados demonstraram que nos quadrantes tratados com ozônio, houve melhora dos parâmetros do índice gengival e de inserção clínica (p < 0.0001), melhora na mobilidade entre 70% e 86% em comparação com o grupo controle (p < 0.0001), como também apresentou diferenças significativas na diminuição da flora e da placa subgengival (p < 0.0001). Além disso, o tratamento com ozônio proporcionou redução da dor (p < 0.0001) relatada pelos pacientes pela Escala Visual Analógica (EVA).

Os autores concluíram que o ozônio medicinal é efetivo no tratamento de periodontite crônica generalizada, devido a melhora do índice gengival, diminuição da placa bacteriana e melhora da mobilidade. Além desses benefícios, o ozônio é minimamente invasivo, econômico e indolor, de forma que facilita a aceitação desta terapia pelos pacientes.

Clique aqui e faça download do artigo.

Referência:

Ramirez-Peña AM, Sánchez-Pérez A, Campos-Aranda M, Hidalgo-Tallón FJ. Ozone in Patients with Periodontitis: A Clinical and Microbiological Study. J Clin Med. 2022 May 23;11(10):2946. doi: 10.3390/jcm11102946. PMID: 35629071; PMCID: PMC9147732.

Share:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Philozon

Postagens relacionadas

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

 Em breve um consultor entrará em contato com você.

SUA AVALIAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

SUA DOCUMENTAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO

Por gentileza, informar seu consultor que o cadastro foi realizado.