Influência da ação integrativa da Ozonioterapia na harmonização orofacial
O ozônio possui ação direta no alívio de dores, além de aumentar a capacidade do sistema imunológico frente aos agentes patológicos que causam o processo inflamatório, incentivando o organismo a combater fungos e vírus, matando as células infectadas.
O ozônio age sobre bactérias gram positivas e gram negativas atuando diretamente nos ácidos graxos da membrana celular bacteriana, causando uma permeabilidade significativa, reduzindo suas funções ao oxidar proteínas, enzimas, RNA e DNA, causando a morte bacteriana.
Ao reconhecer as inúmeras ações do ozônio para tratar inflamações e infecções, a Ozonioterapia passou a beneficiar pacientes das áreas de Medicina e de Odontologia. No ano de 2015, o Conselho Federal de Odontologia, por meio da Resolução n° 166, reconheceu e regulamentou o uso do ozônio pelo cirurgião-dentista.
Da Cruz, Albuquerque e Da Costa (2023) conduziram uma revisão abrangente com o objetivo de demonstrar as possibilidades da Ozonioterapia na Harmonização Facial, apresentando uma análise aprofundada dos métodos utilizados para dar uma contribuição significativa à compreensão e ao desenvolvimento do conhecimento.
Seu mecanismo de ação deve-se à grande capacidade oxidativa, podendo ser modulada a partir da cascata dos componentes derivados do ozônio desencadeando as chamadas espécies reativas de oxigênio (ROS) e produtos de oxidação lipídica (LOPs). Os ROS e LOPs agem através da reação com ozônio, ácidos graxos poli-insaturadas e a água presente na camada superior da derme, atuando no processo de reparo celular, além do efeito fungicida e bactericida, auxiliando os métodos convencionais da HOF.
O ozônio vem sendo utilizado de maneira terapêutica desde que foi descoberto, com o intuito de tratar os diversos tipos de doenças, e agora também, para o uso estético, preparando o organismo para o processo de cura e aceitação. A Ozonioterapia tem uma ação bio-oxidante versátil, uma vez que o ozônio pode ser convertido em oxigênio e administrado por meio de um gás dissolvido em água ou óleo, bolsas plásticas, cosméticos, vapor e injeções. O ozônio medicinal tem sido utilizado no campo da harmonização orofacial como uma opção de tratamento complementar.
Benefícios da Ozonioterapia na HOF
Atualmente, tem-se estudado o uso da Ozonioterapia no contexto da harmonização orofacial, uma vez que o gás auxilia na liberação de fatores de crescimento e estimula a regeneração tecidual, possuindo efeito antioxidante, modulador do sistema imunológico, antifúngicos, bactericida, viral e até indução reflexa em liberação de endorfinas que reforçam o mecanismo analgésico diminuindo significativamente a percepção e transmissão de estímulos que causam dor.
A Ozonioterapia possui ação anti-inflamatória, antifúngica, bactericida e viral, auxiliando na oxigenação dos tecidos, melhorando a circulação local onde ocorre a morte celular, podendo auxiliar: contra o envelhecimento da pele, na acne, hipercromia periorbicular, lipólise de papada e nas intercorrências.
Conclusão
Conclui-se, portanto, que a Ozonioterapia é uma alternativa eficaz, rápida e econômica que complementa os procedimentos estéticos na HOF, proporcionando múltiplos benefícios para a saúde do paciente. Contudo, o protocolo terapêutico com ozônio precisa provocar uma oxidação adequada para um bom resultado, sendo necessário dedicação em todo processo de tratamento.
Referência:
DA CRUZ, Adrieny Guerreiro; ALBUQUERQUE, Nizia Maria; DA COSTA, Mariana Carvalho. Influência da ação integrativa da ozonioterapia na harmonização orofacial. Journal of Multidisciplinary Dentistry, v. 13, n. 1, p. 142-8, 2023.